Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Revista de Marinha comemora o 82.º aniversário

A Revista de Marinha comemorou o seu 82º aniversário. Com efeito, foi no dia 31 de Janeiro de 1937 que o seu fundador, o jornalista Maurício de Oliveira, apresentou o n.º 1 da Revista e que ao longo dos anos tem sido publicada sem interrupção. A Revista de Marinha é dirigida, desde 2010, pelo Vice-Almirante Alexandre da Fonseca.
Na sessão comemorativa, que decorreu nas instalações do Clube Militar Naval, foi anunciado e entregue o prémio para o melhor artigo publicado nas páginas da Revista no ano de 2018.

O galardão tem o nome de “Prémio Maurício de Oliveira”, foi instituído há 7 anos como homenagem ao fundador da Revista, e visa premiar o artigo que melhor satisfaça os critérios de originalidade, interesse, escrita e estrutura. Para os artigos publicados em 2018, o Júri atribuiu o Prémio ao Eng. José Manuel Gonçalves Cerejeira, com o artigo “A Decisão importante que tarda”. Foi uma decisão com larga maioria do Júri, sendo que o texto trata do premente e actual assunto do fecho da golada da barra do Tejo. Assunto que tem sido muito debatido, mas que tem tido decisão sempre adiada.

Neste artigo, o autor, para além de historiar os estudos, as obras e acções de retirar areias que se verificaram ao longo dos anos e que condicionaram a evolução das condições das zona envolventes, valendo-se da sua larga experiência na obra marítima, apresenta a solução que considera poder garantir a manutenção da margem direita do rio e da praia da Caparica, onde anualmente têm vindo a ser despejadas toneladas de areia, assim como travar o avanço, para norte, do baixio existente a norte do Bugio.

O artigo foi publicado no nº 1006 (Nov/Dez 2018) da Revista de Marinha (páginas 46 a 49), e contém numerosas referências e imagens esclarecedoras do texto.

O Prémio foi entregue pelo Engenheiro Agostinho Maurício de Oliveira, filho do fundador da Revista.