Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos dos Açores registam número record de passageiros em 2018

O ano de 2018 registou um novo máximo de visitantes provenientes do segmento do turismo de cruzeiros no arquipélago dos Açores, tendo o número de passageiros ultrapassado os 164 mil, o que equivale a um crescimento da procura de 21,5% face a 2017. De acordo com os dados da Portos dos Açores, S.A., foi, assim, ultrapassado o valor de referência verificado em 2015, ano em que se registaram 142 mil visitantes.

No que refere as escalas, os portos da região receberam, no ano passado, 138 escalas, número que a par de 2015 é a segunda melhor marca de sempre no arquipélago, atrás da estabelecida em 2017, na altura com 152 visitas.

O comunicado dos Portos dos Açores destaca, ainda, o facto de em 2018 se ter registado o maior número de tripulantes, tendo o arquipélago recebido 74.000 membros de tripulações, ou seja, mais 17,5% do que em 2017 e mais 10% do que em 2015, ano que apresentava a maior afluência de tripulantes verificada até à data (67.263).

A ilha de São Miguel, com 75 escalas e mais de 123.000 passageiros (mais 24% do que 2017) foi o destino do arquipélago com maior movimento de turistas de cruzeiros, seguida da ilha Terceira, com 24 escalas e cerca de 24.000 passageiros (mais 26% do que 2017), sendo esta a que mais cresceu proporcionalmente. A ilha do Faial contou com 25 escalas e perto de 16.000 passageiros (mais 19,7% do que 2017), tendo sido a terceira ilha mais procurada pelo turismo de cruzeiros.

Como já vem sendo habitual, Abril foi o mês em que os portos açorianos registaram maior número de visitas, num total de 40, ou seja, 34,5% do total anual, tendo merecido naquele mês particular destaque os dias 23 e 24 de Abril, respectivamente com cinco e quatro navios de cruzeiro, em simultâneo, em Ponta Delgada. Nos referidos dias, entre passageiros e tripulantes, passaram por São Miguel cerca de 26.000 visitantes.

O mercado britânico continua a liderar, pelo sétimo ano consecutivo, o ‘top’ das nacionalidades que mais nos visitam. Em 2018, aquele mercado representou 41% do total de passageiros, seguido pelos Estados Unidos da América (22%) e Alemanha (19,6%). A operação regular que a cruise line alemã AIDA Cruises tem vindo a efetuar neste arquipélago, contribuiu significativamente para este evidente incremento de excursionistas germânicos que nos visitam por via marítima.

fonte