Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Hamburgo pioneiro no transporte de contentores a alta velocidade

A Hamburger Hafen und Logistik AG (HHLA, empresa alemã de logística de transporte) e a Hyperloop Transportation Technologies (HTT, empresa norte-americana de pesquisa e desenvolvimento) formaram um consórcio para desenvolver um sistema de transporte de contentores a alta velocidade dentro do porto de Hamburgo, através de um tubo, que transportaria também pessoas, segundo comunicado oficial.

Para transformar a ideia em realidade e desenvolver um sistema de transporte Hyperloop, originalmente idealizado por Elon Musk, que será posteriormente comercializado, as empresas querem trabalhar juntas, segundo declararam esta semana, num evento, Angela Titzrath, presidente do Conselho Executivo da HHLA, e Dirk Ahlborn, fundador e CEO da HTT.

Inclusivamente, já está em construção, em Toulouse (França), uma pista de teste, e prevê-se também a construção de uma estação de transferência, para fazer o teste num terminal HHLA em Hamburgo. As primeiras jornadas de teste na Europa estão programadas para acontecer no próximo ano. Em concreto, este projecto trata do desenvolvimento de uma cápsula de transporte para contentores padrão. Com a ajuda da tecnologia de levitação magnética, as cápsulas de transporte utilizadas no sistema serão enviadas através de um túnel, no qual existe um vácuo parcial de ar, a velocidades que atingem ou excedem os 1.000 km/h.

“Com o sistema de transporte Hyperloop, a HHLA procura desenvolver um complemento de soluções eficientes de mobilidade logística na Alemanha. Como porta de entrada para o futuro, queremos ter abordagens inovadoras para contribuir para a mitigação da pressão sobre a infra-estrutura de transporte dentro e à volta do porto de Hamburgo e usar as capacidades de nossas instalações de terminal de uma forma ainda mais eficiente”, explicou Angela Titzrath.

Dirk Ahlborn referiu ainda que “juntos, desenvolveremos um sistema completo, que não se centre apenas na velocidade e eficiência, mas também nos problemas que as portas enfrentam na operação diária”.

fonte