Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DE SETÚBAL
Operadores já não têm condições para incorporar 56 trabalhadores eventuais
Em declarações exclusivas à Revista Cargo, Diogo Marecos, presidente da Operestiva, adiantou em primeira mão que as condições existentes na passada semana, quando estava em cima da mesa a proposta de incorporação imediata de 56 estivadores eventuais no Porto de Setúbal, deixaram de ser uma realidade ao longo da actual semana, devido à já noticiada perda de actividade, com a saída de três armadores – MacAndrews, Arkas e Tarros -, representando uma perda de 70% nos tráfegos contentorizados. Perante esta nova realidade, Diogo Marecos acrescenta que neste momento não pode ser efectuada a «admissão imediata de 56 trabalhadores».
«Os três armadores decidiram já deixar de escalar o Porto de Setúbal, o que faz com que a Sadoport perca 70% da carga. Esta perda determina que a proposta de admissão imediata de 56 trabalhadores não possa ser efectuada, dado que a estrutura de custos com pessoal deixa de poder ser satisfeita. Inexistindo facturação, será impossível quer à Operestiva, quer à Sadoport suportar os custos que advêm da contratação sem termo de um número tão elevado de trabalhadores», admite Diogo Marecos em declarações à Revista Cargo.