Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

COM VÍDEO

Porto de Sines em destaque na China Global Television Network (CGTN)

Por ocasião da visita do Presidente da República Popular da China a Portugal, a CGTN, um canal de notícias internacional chinês em língua inglesa, deu especial destaque ao Porto de Sines.

VÍDEO

Laços China-Portugal:
Porto de Sines procura papel na iniciativa Belt and Road

Autoridades do porto de águas profundas de Sines, a sul de Portugal, dizem que a área pode ter um papel fundamental na Iniciativa Belt and Road, ao ampliar o seu âmbito para o Oceano Atlântico. O plano do governo, de construir um novo terminal de contentores, também está a atrair a atenção dos investidores chineses.
Reportagem de Zhang He

O Porto de Sines é o principal hub marítimo de Portugal. Foi também nesta cidade que nasceu o explorador Vasco da Gama, que encontrou uma rota marítima direta da Europa para a Índia através do Oceano Atlântico. A sua descoberta permitiu que Portugal estabelecesse um comércio rico com os países asiáticos.

FERNANDA ILHÉU, Presidente da Associação dos Amigos da Nova Rota da Seda, afirma: "Portugal tem uma história que está ligada ao nosso movimento histórico dos séculos XV e XVI. Fomos os primeiros europeus a chegar à China, o que significa que temos uma Rota Marítima da Seda, a primeira Rota Marítima da Seda. Agora a China propôs-nos um outro caminho, vindo da China para o Ocidente, um novo caminho para a Europa, para cooperar, fazer negócios, trabalharmos juntos ".

Após décadas de desenvolvimento, o Porto de Sines tornou-se um importante porto comercial de contentores. Pode receber os maiores navios do mundo e opera mais de 5.000 comboios de contentores por ano.


ZHANG HE SINES, PORTUGAL: "Sines é o porto comercial mais movimentado de Portugal, movimentando quase metade do volume total de carga do país. Portugal espera que o porto possa promover ainda mais a conectividade Europa-Ásia, sob a iniciativa chinesa Belt and Road."

O governo de Portugal manifestou a sua disposição em desenvolver o porto como parte da Rota da Marítima da Seda do século XXI, aprofundando a conexão entre a Ásia, a Europa, a África e a América do Sul. Está também prevista a expansão da ligação ferroviária a Madrid, o que potenciaria ainda mais as trocas comerciais com a China.

PAULO AFONSO BRARDO DUARTE, INVESTIGADOR DA UNIVERSIDADE DO MINHO: "Pense no mapa. Geografia de Portugal. É a entrada principal para a Europa que vem por mar e caminho final de ferrovias vindo da China, onde a terra termina e o mar começa, e vice-versa. É por isso que se ouve falar muito em Sines."
As autoridades do Porto de Sines estão agora a desenvolver o projeto de um novo terminal de contentores para acompanhar o aumento do transshipment que se tem verificado na região. O concurso público internacional terá o seu início no final deste ano. O governo português já organizou uma missão comercial à China para atrair investidores para o projeto de quase 679 milhões de dólares.

JOSÉ LUÍS CACHO, PRESIDENTE DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE: "Percebemos o interesse das empresas chinesas em saber mais sobre este projeto; reconhecem que tem um grande potencial de investimento. Além da missão empresarial, também recebemos várias delegações de empresas chinesas dispostas a conhecer a operação do Porto de Sines e o novo Terminal Vasco da Gama.

Portugal tem sido uma nação marítima há muitos séculos. As autoridades do país esperam que este porto ajude o país a reafirmar sua posição-chave na nova Rota Marítima da Sede.

Zhang He, CGTN, Sines, Portugal