Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Empresa de Mário Ferreira conta ter a partir de Abril primeiro paquete construído em Portugal

O primeiro paquete do país em construção nos estaleiros da WestSea, em Viana do Castelo, uma encomenda de 70 milhões de euros da Mystic Cruises, começará a operar em Abril de 2019, disse o empresário Mário Ferreira.

Em reposta escrita a um pedido de esclarecimentos enviado pela agência Lusa, o empresário português explicou que o paquete World Explorer, com capacidade para 200 passageiros e 112 tripulantes, estará concluído em Março de 2018 e começará a operar no mês seguinte.

“Temos diversas viagens em Abril. O ano de 2019 está praticamente cheio, através do nosso escritório na Alemanha, sob a nossa marca Nicko Cruises”, afirmou Mário Ferreira, sem especificar o destino das viagens.

O empresário adiantou que no próximo dia 28 a embarcação vai ser submetida “ao primeiro teste de estabilidade”, destacando tratar-se do primeiro navio do género a ser construído num estaleiro português.

“Portugal tem uma vasta história marítima e, em especial, nos navios de cruzeiros, que durante muitos anos ligaram a metrópole às colónias portuguesas. Nenhum desses paquetes foi construído em Portugal, foram todos encomendados ao estrangeiro. O World Explorer é o primeiro paquete construído em Portugal e por uma empresa portuguesa”, reforçou.

Segundo Mário Ferreira, a Mystic Invest tem uma carteira de encomendas aos estaleiros da WestSea, subconcessionária dos extintos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), de cem milhões de euros.

“A Mystic Invest tem vários navios de rio e um de mar em construção na WestSea para operar no rio Douro e um em todo o mundo. O investimento total ultrapassa os 100 milhões de euros”, disse.

Relativamente ao paquete World Explorer referiu que o investimento “é totalmente suportado por capitais próprios e por um empréstimo obrigacionista de 50 milhões euros”, adiantando que “para este tipo de navios não existem apoios à sua construção em Portugal”.

(PressTUR com Agência Lusa)