Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Cruzeiros mais verdes com tecnologia Siemens

A Siemens acaba de apresentar em Lisboa – no âmbito da Regata Portugal, um dos maiores circuitos de vela do mundo – o Siharbor, um sistema de fornecimento de energia a partir de terra para portos e terminais de cruzeiros, que fornece energia elétrica aos navios enquanto estão atracados.

Com o Siharbor, os navios podem desligar os seus geradores a diesel ou gás natural, diminuindo significativamente as emissões poluentes do ar, tais como óxidos de nitrogénio e de enxofre, poeiras finas e dióxidos de carbono. Com os geradores desligados, diminui também a poluição sonora e as vibrações, beneficiando todo o meio circundante.

Este sistema representa ainda um novo modelo de negócio para os portos e terminais de cruzeiro, uma vez que passam a ter a capacidade para fornecer energia aos navios.

“A crescente consciência ambiental e os perigos da poluição do ar para as populações urbanas colocam a questão das emissões dos navios atracados em portos citadinos na ordem do dia. Com o Siharbor, a Siemens apresenta soluções de abastecimento de energia eléctrica limpa shore to ship, como as implementadas em vários portos europeus, podendo ser uma solução adequada também para o Terminal de cruzeiros de Lisboa”, afirma Pedro Pires de Miranda, CEO da Siemens Portugal.

A Siemens já instalou o Siharbor na Alemanha, no porto de Cuxhaven, que fica no norte do país, e também no terminal de cruzeiros de Hamburgo. Em Espanha, o sistema está a ser instalado na doca de ferry que faz a ligação entre La Palma, La Gomera e Tenerife, cujos ferries têm capacidade para transportar mais de mil pessoas e veículos de grandes dimensões, como camiões. Está também em funcionamento um projeto-piloto deste sistema no porto de Barcelona, desde o Verão de 2018.

fonte