Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Sines assina Memorando de Entendimento com a Zona Económica do Canal do Suez

Na presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi esta quarta-feira assinado, no Ministério do Mar, um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Administração dos Portos de Sines e do Algarve e a Zona Económica do Canal do Suez, que visa estreitar as relações entre duas interfaces logísticas e portuárias de dimensão global.

O Memorando de Entendimento foi assinado entre o Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, José Luís Cacho, e o Chairman da Zona Económica do Canal do Suez, potenciando o posicionamento do Porto de Sines como principal porto português grande hub da costa atlântica e porto de entrada do Atlântico na Península Ibérica e na Europa, nomeadamente nos intensos tráfegos Este-Oeste via-Canal do Suez.

Com quatro áreas industriais e seis portos, a Zona Económica do Canal do Suez está localizada na encruzilhada entre África, Europa e Ásia, ocupando 461 km2 ao longo das margens do recém-expandido Canal de Suez, com posição geográfica estratégica na principal rota comercial entre a Europa e a Ásia. Desempenha um papel fundamental no comércio mundial e promete reforçar a sua importância com o desenvolvimento de projetos como a mega iniciativa chinesa Belt and Road.

Com este Memorando de Entendimento, as duas entidades reconhecem o interesse mútuo em estabelecer uma relação de parceria e cooperação para o desenvolvimento económico mútuo, tanto no aumento de oportunidades de negócios e volumes para o Porto de Sines, assim como no aumento do tráfego através do Canal de Suez.

Ainda antes da assinatura deste Memorando, a comitiva do Canal do Suez foi recebida pelo Conselho de Administração da APS e teve oportunidade para efetuar uma visita ao Porto de Sines com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre esta infraestrutura portuária.