Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Terminal do Barreiro: Concurso Internacional poderá ser lançado em 2019

Em declarações ao Jornal i, o vereador da Câmara Municipal do Barreiro, Rui Braga, afirma acreditar que o projecto actual do Terminal do Barreiro (ao contrário do projecto anterior), terá condições para poder ser aprovado, de forma a que o concurso internacional de construção e exploração possa avançar já em 2019.

 

«Sabemos que há uma intenção do Governo muito forte em instalar aqui esta unidade operativa e se não houver qualquer objecção durante o processo de consulta pública que vai durar até 26 de Novembro, acredito que a APL – Administração do Porto de Lisboa estará em condições para avançar com o concurso público internacional, algures entre Janeiro e Fevereiro», afirmou Rui Braga.
600 milhões de euros que criam mais de 500 de postos de trabalho e visam atrair empresas

Trata-se de um investimento a rondar os 600 milhões de euros e que levará à criação de mais de 500 novos postos de trabalho directos, atraindo assim novas empresas para o concelho, ressalvando o responsável que «ainda não sabemos o número de empresas que poderemos atrair. Queremos fazer um estudo, nem que seja para direccionar medidas no âmbito fiscal para que possamos estimular a vinda de empresas de um sector específico para o Barreiro, fruto da necessidade que o terminal possa abrir».
Município tem ambição de que player se instale no Barreiro

Em relação à ambição do município de que esteja previsto no caderno de encargos que o player que ganhe a concessão tenha sede no Barreiro, Rui Braga afirma que «ainda não há certeza se isso irá ser contemplado. Só saberemos quando for lançado o caderno de encargos, mas era positivo que isso viesse a acontecer, pois tendo sede no Barreiro, o player seria obrigado a pagar aqui os impostos. E com esse pedido não estamos a ignorar os impactos positivos que este projecto tem, nomeadamente na criação de emprego, o que é muito bom tendo em conta a taxa de desemprego que existe no Barreiro».
Terminal pronto em 2024 ou 2025

O vereador adianta ainda que, cumprindo os prazos estipulados, poderá ser possível ter o terminal pronto para funcionar entre 2024 e 2025, altura em que espera ver cumpridos os objectivos de aumentar a capacidade de tráfego e complementar o terminal de Lisboa, adiantando ainda que «além disso, vai contar com outras funcionalidades que o terminal de Lisboa não tem que é a capacidade de receber outro tipo de carga. Outra particularidade diz respeito à instalação de acostagem de barcaças, ou seja, na sua plenitude máxima permite sair por barcaças cerca de 30% do tráfego».

fonte