Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
EM DIA DE GREVE TOTAL DECRETADA PELO SEAL
Porto da Figueira da Foz operou sem perturbações
Naquele que era o primeiro dia de greve total decretada pelo SEAL para o Porto da Figueira da Foz, as operações decorreram normalmente e sem qualquer perturbação.
«Greve total foi um fiasco na Figueira da Foz»
Quem o garante é Raúl Capão, Manager da Foztráfego, que, à nossa publicação garantiu mesmo que, embora grande parte dos estivadores da Figueira da Foz sejam associados do SEAL, a maioria desses mesmos associados optou por ignorar o apelo lançado desde Lisboa por António Mariano.
Isto deve-se, ainda segundo o responsável da Foztráfego, ao descontentamento generalizado destes associados pela postura do SEAL, que «decreta greves, sem o real conhecimento da situação nos portos em questão», afirmando mesmo que acredita que muitos dos associados do sindicato estarão em vias de deixar de o ser.
«Artigos mencionados não foram violados»
Relembre-se que o SEAL havia decretado a abstenção de todo e qualquer tipo de trabalho durante todas as terças e quintas feiras no período compreendido entre 10 de Setembro e 8 de Outubro por, no entender deste sindicato, se terem verificado «violações graves aos artigos 535 e 540 do CT». Ora Raúl Capão garante que «o sindicato mente» e que os mesmos nunca foram violados.
Os artigos 535 e 540 dizem respeito, respectivamente, à substituição de trabalhadores grevistas e à coacção, prejuízo ou discriminação de trabalhadores por motivo de adesão ou não a greve.