Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PRIMEIRO SISTEMA DE LIMPEZA OCEÂNICA DO MUNDO

Rewatch System 001 lançado com sucesso no Pacífico

Após cinco anos de pesquisa e experiências, o primeiro sistema de limpeza oceânica do mundo foi lançado na Baía de São Francisco.

O sistema encaminha-se agora para ponto intermediário, entre 250 a 350 milhas náuticas no mar, onde será submetido durante duas semanas a testes antes de prosseguir a sua jornada em direcção ao Grande Depósito de Lixo do Pacífico, a 1.200 milhas náuticas da costa, para iniciar a limpeza.

Lançamento do Rewatch System 001

Demorará entre três a cinco dias para concluir a transferência para a área de testes, onde o System 001 será instalado na sua configuração operacional em forma de “u” pela primeira vez. O comportamento do sistema será extensivamente monitorizado durante esta fase, que deverá durar cerca de duas semanas.

Após a conclusão dos testes, o Sistema 001 será rebocado durante mais 1.000 milhas náuticas até chegar ao Grande Depósito de Lixo do Pacífico. Esta será uma longa jornada, pois a velocidade média de um reboque é de 2-4 nós. A viagem deverá durar aproximadamente entre duas a três semanas. Quando chegar, a limpeza arrancará.

«Estou incrivelmente grato pelo apoio que recebemos ao longo dos últimos anos de pessoas em todo o mundo, que nos permitiu desenvolver, testar e lançar um sistema com potencial para começar a mitigar um desastre ecológico. Isto deixa-me confiante de que, se conseguirmos fazer a tecnologia funcionar, a limpeza acontecerá», afirmou Boyan Slat, CEO e fundador do Rewatch System 001.

fonte