Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Wärtsilä divulga proposta de rede de cidades marítimas

A empresa finlandesa de tecnologia marítima Wärtsilä anunciou uma proposta para conectar 20 das mais importantes cidades marítimas do globo num ecossistema através de uma rede digital, eficiente e ecologicamente saudável até 2020, durante a feira marítima internacional SMM, em Hamburgo, pela voz de Marco Ryan, CDO (Chief Digital Officer) e vice-presidente executivo da empresa.

A iniciativa, denominada «An Ocean Awakening», enquadra-se na ambição da empresa de criar um ecossistema inteligente capaz de transformar a forma de olhar o oceano, envolvendo o transporte marítimo, os portos, as empresas tecnológicas e mesmo as empresas energéticas, aproveitando para responder aos problemas colocados pelo rápido crescimento urbano das cidades.

De acordo com a Wärtsilä, “nos próximos anos, os maiores meios de transporte do mundo conhecerão uma transformação radical” e as “novas tecnologias inteligentes permitirão aos navios e aos portos conectarem-se sob formas que não têm paralelo na história marítima”.

Sob a égide do recém-formado fórum SEA20, que congrega operadores de cinco cidades marítimas, importantes operadores das mais relevantes cidades marítimas do planeta já foram convidados a convergir nesta ideia e a propôr formas de tirar partido de um ecossistema inteligente e em Agosto, decorreu uma sessão criativa com 18 peritos de Nova Iorque, Singapura, Helsínquia, Roterdão e Hamburgo para apresentação de visões de uma melhor relação futura entre as cidades e os oceanos.

mais detalhes