Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Portugal é a «capital mundial do mar» entre 17 e 21 de Setembro

No dia 18 de setembro, a Gare Marítima de Alcântara acolhe a “Portugal Shipping Week”, uma conferência que reúne os principais especialistas mundiais do setor para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial. O tema é “Desafios do Futuro Para Uma Nova Geração do Transporte Marítimo”. É a primeira vez que este evento se realiza fora de Londres ou Bruxelas.

Ao mesmo tempo, na semana de 17 a 21 de setembro, a “Portugal Shipping Week” agrega outros eventos internacionais em Lisboa, que vão reunir os mais importantes agentes políticos e económicos de todo o mundo, no que tem a ver com o Mar.

Este é, por isso, um momento de afirmação do nosso país na cena internacional do setor. Portugal quer ter um papel no desenvolvimento da chamada economia azul, o setor económico relacionado com o mar, explorado de forma sustentável. Existe o objetivo de passarmos a ser um ‘hub’ logístico global dos grandes operadores mundiais e a Ministra do Mar já afirmou que pretende que Portugal seja um dos protagonistas mundiais do setor, pelo que vão ser operacionalizadas ferramentas de financiamento no valor de 600 milhões de euros.

Estima-se que a economia do mar em Portugal tenha já um valor global de cerca de cinco mil milhões de euros em valor acrescentado bruto (VAB), segundo os dados do Annual Economic Report on the EU Blue Economy, de 2018, o que representa cerca de 2,6% do VAB português.

Em termos de produto interno bruto (PIB), estamos a falar de cerca de 4,8 mil milhões de euros, a valores de 2016. Terá ultrapassado já os 5 mil milhões de euros em 2017, tendo em conta o crescimento médio da economia, até porque tem por base sectores que estão a crescer a um ritmo mais rápido do que a média do país.

Entre 2012 e 2016, o VAB da Economia do Mar aumentou 26% e em 2017 terá voltado a expandir-se.

mais detalhes