Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Mais de 900 navios já têm depuradores a bordo

Até 31 de Maio, 983 navios já estavam equipados com depuradores (sistemas de limpeza de gases se escape dos navios, também designados scrubbers), avança a EGCSA,(Exhaust Gas Cleaning Systems Association). No entanto, a mesma associação não acredita que este panorama venha a vingar.

“Embora tenha havido um aumento na procura, e não sendo a capacidade do estaleiro um problema”, outras limitações se podem impor, como a “disponibilidade de experientes nestas instalações”, refere a EGCSA, em comunicado.

Ainda assim, com uma preocupação cada vez maior dos armadores em corresponder aos regulamentos ambientais rigorosos, os relatórios demonstram que as grandes companhias estão a investir neste sistema. Desde a Spliethof, aFrontline, a DHT à Star Bulk, todas já têm depuradores a bordo. Sendo que há rumores de que, também as maiores companhias do mundo se adaptarão rapidamente a este sistema.

Note-se que até há bem pouco tempo, a maior instalação de depuradores tinha sido efectuada para motores com energia de 25 a 30 MW. No entanto, recentemente, estes números foram, em muito, ultrapassados. Num navio de contentor de sistema híbrido, com 72 MW também já foram instalados. Instalações que são 60% efectuadas nos estaleiros da Ásia.

Em 2015, com as mudanças nos níveis de enxofre, vários operadores RORO e de ferry instalaram os depuradores, em conformidade com as regas. De seguida, a indústria de cruzeiros, e com as metas de 2020, os graneleiros assumiram igualmente esta responsabilidade, sendo que, também já os porta-contentores e os petroleiros começaram a instalar este sistema.

fonte