Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Transinsular repõe navio na rota dos Açores devido a aumento na movimentação de cargas

A Transinsular coloca, a partir desta quarta-feira, dia 25, o navio Ponta do Sol na rota dos Açores, na tarefa de ligação entre Leixões e o arquipélago açoriano, devido ao aumento constante do movimento de mercadorias para a região.

Volumes transportados crescem e armadores mostram-se atentos «às evoluções do mercado»

Este aumento crescente do volume de mercadorias movimentadas para os Açores contrasta com a perda de fulgor registada a partir de 2009 – em reacção a esse abrandamento, os armadores retiraram dois navios da rota dos Açores, adaptando-se ao contexto da altura. Ao jornal açoriano, o responsável de uma das empresas afirmou que tem existido «um acompanhamento constante» no sentido dos armadores darem rápida resposta «às evoluções do mercado» que se encontra em crescimento.

A progressiva redução da movimentação de mercadorias atingiu o seu pico durante o ano de 2014, no qual foram descarregadas em portos açorianos 1.545 toneladas de mercadorias e carregadas 538.66 toneladas de mercadorias. Esta sucessiva redução anual levou à retirada de um navio da rota dos Açores, segundo, posteriormente, retirado um segundo navio, lembra o ‘Correio dos Açores’.

Recuperação da movimentação de mercadorias leva Transinsular a apostar de novo no Ponta do Sol

O ano de 2015 marcou uma ligeira inflexão, seguindo-se uma recuperação gradual: em 2017 as mercadorias descarregadas nos portos açorianos voltaram a crescer, sendo de 1.740 mil toneladas, embora se tenha verificado uma ligeira redução na carga carregada (630,3 toneladas). A previsão é a de que os números se mantenha durante o primeiro semestre deste ano.

Reagindo em conformidade com estes resultados, a Transinsular resolveu recolocar na rota dos Açores um dos dois navios que foram retirados no pico da crise: o Ponta do Sol. Este navio passará a conectar, de quinze em quinze dias, o porto de Leixões à Terceira, Ponta Delgada, outros dois portos da Região, com uma segunda passagem em Ponta Delgada antes de regressar a Leixões.

fonte