Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MADEIRA
Prolongamento da Pontinha
O Presidente do Governo Regional da Madeira reafirmou a sua intenção de aumentar o molhe da Pontinha. Esta, segundo o chefe do Executivo madeirense, será a próxima grande obra governamental, a prioridade seguinte, uma vez que esteja concluído o tão ambicionado novo hospital da Madeira.
Miguel Albuquerque falava na Pontinha, no dia que assinalou o aniversário do porto do Funchal, efeméride com direito a bolo e a canções de parabéns.
Por outro lado, elogiou a dirigente da APRAM, Lígia Correia, considerando que o trabalho desenvolvido por ela e pelos seus colaboradores continuará a ter reflexos importantes na economia madeirense. “Nos próximos anos temos de fazer uma aposta decisiva na área portuária e dos transportes marítimos”, considerou.
Lígia Correia, na sua intervenção, recordou a importância do acordo de empresa alcançado com os trabalhadores, destacou o papel da autoridade portuária no cumprimento das normais internacionais e o pioneirismo do porto do Funchal em várias áreas, incluindo o abastecimento de navios com gás natural liquefeito. Também foi homenageado, na oportunidade, o antigo director regional de Portos, João Reis. Na oportunidade estiveram também presentes altos representantes da Marinha Portuguesa, caso do comandante da Zona Marítima da Madeira.
A dirigente da Administração de portos da Madeira sublinhou ainda que o porto do Funchal teve no último ano um movimento acima de meio milhão de passageiros: no mercado de cruzeiros foi, por esta razão, líder a nível nacional, afirmou. As exigências são, todavia, contínuas e, dentro dos desafios vindouros colocados à APRAM, constantes do programa do Governo Regional, o destaque vai para reestruturação do sector portuário, efectuando-se uma verdadeira mudança de paradigma na prestação de serviços da operação portuária, bem como a implementação da JUl- janela única logística, um sistema que tem a função de intermediário de informação
portuária, disponibilizando todos os fluxos informacionais referentes ao despacho de navios e mercadorias, como procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os actores públicos e privados que prestam serviços nos portos.