Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MADEIRA

Prolongamento da Pontinha

O Presidente do Governo Regional da Madeira reafirmou a sua intenção de aumentar o molhe da Pontinha. Esta, segundo o chefe do Executivo madeirense, será a próxima grande obra governamental, a prioridade seguinte, uma vez que esteja concluído o tão ambicionado novo hospital da Madeira.

Miguel Albuquerque falava na Pontinha, no dia que assinalou o aniversário do porto do Funchal, efeméride com direito a bolo e a canções de parabéns.

Por outro lado, elogiou a dirigente da APRAM, Lígia Correia, considerando que o trabalho desenvolvido por ela e pelos seus colaboradores continuará a ter reflexos importantes na economia madeirense. “Nos próximos anos temos de fazer uma aposta decisiva na área portuária e dos transportes marítimos”, considerou.

Lígia Correia, na sua intervenção, recordou a importância do acordo de empresa alcançado com os trabalhadores, destacou o papel da autoridade portuária no cumprimento das normais internacionais e o pioneirismo do porto do Funchal em várias áreas, incluindo o abastecimento de navios com gás natural liquefeito. Também foi homenageado, na oportunidade, o antigo director regional de Portos, João Reis. Na oportunidade estiveram também presentes altos representantes da Marinha Portuguesa, caso do comandante da Zona Marítima da Madeira.

A dirigente da Administração de portos da Madeira sublinhou ainda que o porto do Funchal teve no último ano um movimento acima de meio milhão de passageiros: no mercado de cruzeiros foi, por esta razão, líder a nível nacional, afirmou. As exigências são, todavia, contínuas e, dentro dos desafios vindouros colocados à APRAM, constantes do programa do Governo Regional, o destaque vai para reestruturação do sector portuário, efectuando-se uma verdadeira mudança de paradigma na prestação de serviços da operação portuária, bem como a implementação da JUl- janela única logística, um sistema que tem a função de intermediário de informação
portuária, disponibilizando todos os fluxos informacionais referentes ao despacho de navios e mercadorias, como procedimentos simplificados e harmonizados, envolvendo todos os actores públicos e privados que prestam serviços nos portos.

fonte