Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Trabalhos de remoção do navio MESTRE SIMÃO estão concluídos

Os trabalhos de remoção do navio de tráfego local e de transporte de passageiros “Mestre Simão”, que encalhou no porto da Madalena, Ilha do Pico, no dia 06 de janeiro do presente ano, foram considerados concluídos pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Horta, no dia 07 de julho.

Os trabalhos que tiveram início a 10 de abril, passaram para uma segunda fase a partir do dia 16 de maio, altura em que se deu inicio ao desmantelamento do navio.

No dia 29 de junho foi removida a última grande secção (secção da proa) que ainda se encontrava no local do encalhe. Seguiu-se depois uma fase de limpeza subaquática que se prolongou até ao dia 07 de julho.

O trabalho de remoção envolveu também a participação de empresas especializadas no tratamento e reutilização de resíduos, tendo o grosso do material metálico sido remetido para o continente Português em diversos contentores.

Ao longo do processo de remoção, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Horta, contou para efeitos de controlo e monitorização dos trabalhos, com o apoio da Delegação Marítima de São Roque do Pico, do Comado-local da Polícia Marítima da Horta, bem como do Comando Regional da Polícia Marítima dos Açores, em particular do Grupo de Mergulho Forense.

fonte