Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

«Brexit» poderá ser oportunidade «excelente» para Portugal ganhar influência internacional

George Glass, embaixador dos EUA em Portugal, abordou o tema do papel do Porto de Sines enquanto hub continental de GNL (proveniente dos EUA) mas também o Brexit foi analisado, em entrevista concedida à agência Lusa. Para Glass, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá ser uma chance para Portugal ganhar mais peso internacional.

 

Brexit configura «oportunidade excelente», diz diplomata

«Os portugueses tendem a ser humildes, mas este é o tempo de deixar cair um pouco essa humildade e ser grande e ousado», afirmou o diplomata, explicando que várias serão as empresas que, agora, terão de procurar outras opções no que toca às suas bases de actuação, migrando de Londres para outros pólos comerciais, empresariais e financeiros. Poderá Portugal ser uma dessas novas alternativas?

Admitindo que «o Reino Unido era a forma de a América chegar à Europa», o diplomata encara o Brexit como uma oportunidade «excelente» para Portugal substituir o Reino Unido nesse papel. Mas, para tal, aconselha, os portugueses terão de correr atrás desse objectivo – só assim poderá o país captar os novos investimentos que o Brexit proporcionará.

Portugal (cada vez mais) na berlinda internacional

George Glass considera que o interesse empresarial em Portugal é cada vez maior – o caso da gigante Google é disso um exemplo perfeito: «A Google é o maior exemplo dessa aposta na tecnologia. Eles querem crescer e querem que Portugal seja o seu epicentro do crescimento na Europa», explicou.

Recorde-se que, em declarações à Revista Cargo, Lusa, TSF e Jornal de Economia do Mar, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, enalteceu o progresso de Portugal enquanto pólo internacional decisório, que, gradualmente, poderá tomar o lugar do Reino Unido devido ao Brexit.