Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
«Brexit» poderá ser oportunidade «excelente» para Portugal ganhar influência internacional
George Glass, embaixador dos EUA em Portugal, abordou o tema do papel do Porto de Sines enquanto hub continental de GNL (proveniente dos EUA) mas também o Brexit foi analisado, em entrevista concedida à agência Lusa. Para Glass, a saída do Reino Unido da União Europeia poderá ser uma chance para Portugal ganhar mais peso internacional.
Brexit configura «oportunidade excelente», diz diplomata
«Os portugueses tendem a ser humildes, mas este é o tempo de deixar cair um pouco essa humildade e ser grande e ousado», afirmou o diplomata, explicando que várias serão as empresas que, agora, terão de procurar outras opções no que toca às suas bases de actuação, migrando de Londres para outros pólos comerciais, empresariais e financeiros. Poderá Portugal ser uma dessas novas alternativas?
Admitindo que «o Reino Unido era a forma de a América chegar à Europa», o diplomata encara o Brexit como uma oportunidade «excelente» para Portugal substituir o Reino Unido nesse papel. Mas, para tal, aconselha, os portugueses terão de correr atrás desse objectivo – só assim poderá o país captar os novos investimentos que o Brexit proporcionará.
Portugal (cada vez mais) na berlinda internacional
George Glass considera que o interesse empresarial em Portugal é cada vez maior – o caso da gigante Google é disso um exemplo perfeito: «A Google é o maior exemplo dessa aposta na tecnologia. Eles querem crescer e querem que Portugal seja o seu epicentro do crescimento na Europa», explicou.
Recorde-se que, em declarações à Revista Cargo, Lusa, TSF e Jornal de Economia do Mar, a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, enalteceu o progresso de Portugal enquanto pólo internacional decisório, que, gradualmente, poderá tomar o lugar do Reino Unido devido ao Brexit.