Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Portos do Mediterrâneo unem forças para reivindicar papel central na Nova Rota da Seda
Vinte dos principais portos e agências estatais do Mediterrâneo formaram a associação MED Ports, cujos principais objectivos são a promoção da colaboração entre os portos do Mediterrâneo e destaque da centralidade do Mediterrâneo nos novos fluxos comerciais globais. Com este passo concertado, os portos envolvidos esperam enfrentar, de modo unificado, os novos desafios do comércio internacional e da logística.
A nova associação, cuja sede será estabelecida em Marselha, tem como membros fundadores os portos espanhóis de Barcelona, Tarragona, Algeciras e Valência, os franceses de Marseille Fos e Toulon, os italianos de Civitavecchia, Bastia e Veneza, os argelinos de Arzeu, Skikda e Bejaia, o marroquino de Tanger MED, o egípcio de Damietta, o esloveno de Luka Koper e também o libanês Porto de Beirute.
Integrarão também a MED Ports as agências estatais Puertos del Estado, o Escritório da Marinha Mercante e dos Portos da Tunísia e a agência argelina Serport. A aguardar aprovação estão os portos de Alexandria (do Egipto), Durres (da Albânia), Tessalónica (da Grécia) e a agência l’Agence Nationale Portuaire (de Marrocos).
Foco da MED Ports na ascensão do Mediterrâneo a eixo central do comércio internacional
Durante a primeira assembleia geral foram aprovadas as principais linhas de trabalho da associação, que incluem a promoção da cooperação entre os portos do Mediterrâneo, de modo a colocar a região como eixo central do comércio internacional, aproveitando as oportunidades oferecidas pela nova Rota da Seda.
Além disso, a nova associação visa reforçar o papel que os portos devem desempenhar enquanto focos de união entre a Europa e a África, capazes de fomentar a busca de soluções logísticas eficientes e competitivas que atendam às necessidades dos seus respectivos hinterlands. Tendo tais objectivos em mente, a MED Ports criou seis grupos de trabalho dedicados à formação, sustentabilidade, segurança, relações com instituições internacionais, análise de mercado e smart ports.