Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Grupo de trabalho da JUL avança para primeiro porto-piloto em parceria com os Portos da Madeira

A equipa de trabalho da Janela Única Logística, JUL esteve reunida, durante dois dias, na Gare Marítima da Madeira para se debruçar sobre o «conjunto de procedimentos mais importantes» relativos à «construção do primeiro porto-piloto do projecto que são os portos da Madeira no seu conjunto», comunicou a APRAM – Portos da Madeira.

O organismo deu conta, também, da realização de «uma reunião com alguns dos parceiros do Fórum para a Simplificação para esclarecimentos sobre a FUP, a Factura Única Portuária, onde foram analisados alguns exemplos do que já ocorre a nível nacional, nomeadamente no Porto de Sines».

APRAM: JUL tem carácter «estratégico» para os portos lusos

Na visão da APRAM, o projecto da JUL tem um carácter «estratégico» para o conjunto dos portos portugueses «e está fortemente empenhada na concretização dos resultados do mesmo, tendo sido responsável por todo o suporte logístico para a realização destas sessões de trabalho».

O projecto JUL, que tem como objectivo a modernização da JUP (sendo ele mesmo a última etapa de evolução do sistema digital), a integração expansionista do hinterland e o consequente fomento da intermodalidade portuária, tornará, atesta a unanimidade dos players envolvidos, os portos lusos «mais competitivos» e aumentará a «cobertura dos seus hinterlands».

Director da DGRM já havia enaltecido parceria com os Portos da Madeira

Recorde-se que os Portos da Madeira foram, desde logo anunciados como parceiros fundamentais do projecto da JUL: «Estamos a trabalhar com todos os portos e na Madeira em particular com a APRAM», afirmou José Simão, em meados de Maio passado.

«Temos uma relação muito profícua com a Dr. Lígia (presidente da APRAM) e estamos a trabalhar para que a APRAM seja um dos pilotos iniciais, e, no final deste corrente ano, termos já a solução nova, em fase de experimentação real, aqui, nos Portos da Madeira» acrescentou.

fonte