Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
MINISTRA DÁ PRIORIDADE À DEFESA DOS OCEANOS
«Vamos lá deixar-nos de conversa»
Ana Paula Vitorino, que será a anfitriã em quatro eventos internacionais sobre os oceanos, chama a atenção para as "responsabilidades" e quer que os principais responsáveis assumam compromissos.
A Ministra do Mar diz que é preciso passar da conversa à ação e promete uma postura ambiciosa durante os encontros internacionais que vão realizar-se em setembro e outubro e que vão trazer a Portugal alguns dos maiores especialistas das inúmeras atividades ligadas aos oceanos.
No dia em que apresentou, em Lisboa, os quatro eventos - que vão estar focados em áreas como o 'shipping', os cruzeiros ou o transporte marítimo ecológico -, Ana Paula Vitorino defendeu que é preciso colocar um travão na poluição das águas e sublinha que chegou a hora de assumir responsabilidades.
"Quem tem responsabilidade política tem de assumir aqui, mais uma vez, compromissos. E os compromissos têm de ir cada vez mais longe e o sentido da concretização", assinala a ministra do Mar, que lança, inclusive, um desafio a todos os que, no outono, vão estar em território nacional a debater as diversas matérias relacionadas com os oceanos. "Vamos lá deixar-nos de conversa e vamos ver o que de facto vamos fazer e quais os compromissos que assumimos para concretizar uma nova política do oceano".
Entre os temas considerados prioritários para a discussão estão assuntos como o transporte, o turismo e, sobretudo, a proteção ambiental. Ana Paula Vitorino salienta que a poluição e o lixo oceânico são um problema "de todos" e defende que só poderá haver melhorias com uma solução à escala global.
"Não vale a pena dizermos que limpamos no nosso quintal porque, nestas matérias, o nosso quintal não tem fronteiras físicas e, portanto, é o quintal de todos nós, ou seja, o oceano, como um todo, e todos nós temos de encontrar soluções", afirmou a ministra, durante a apresentação das quatro iniciativas que chegam a Portugal no outono.
O primeiro evento, que se realiza entre 17 e 21 de setembro, é o "Portugal Shipping Week 2018" , que irá debater as questões dos transportes marítimos. Em simultâneo decorre o "Seatrade Cruise Med 2018", um dos maiores eventos mundiais do setor dos cruzeiros.
Outro dos eventos apresentados foi o "Oceans Meeting 2018", que vai contar com a presença de vários governantes mundiais e representantes das principais entidades ligadas aos oceanos.
A última iniciativa será a nova edição do "BioMarine Business Convention 2018", que decorrerá pela primeira vez em Portugal, e que vai discutir os grandes temas da economia azul, com particular atenção à questão da sustentabilidade.