Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MINISTRA DÁ PRIORIDADE À DEFESA DOS OCEANOS

«Vamos lá deixar-nos de conversa»

Ana Paula Vitorino, que será a anfitriã em quatro eventos internacionais sobre os oceanos, chama a atenção para as "responsabilidades" e quer que os principais responsáveis assumam compromissos.

A Ministra do Mar diz que é preciso passar da conversa à ação e promete uma postura ambiciosa durante os encontros internacionais que vão realizar-se em setembro e outubro e que vão trazer a Portugal alguns dos maiores especialistas das inúmeras atividades ligadas aos oceanos.

No dia em que apresentou, em Lisboa, os quatro eventos - que vão estar focados em áreas como o 'shipping', os cruzeiros ou o transporte marítimo ecológico -, Ana Paula Vitorino defendeu que é preciso colocar um travão na poluição das águas e sublinha que chegou a hora de assumir responsabilidades.

"Quem tem responsabilidade política tem de assumir aqui, mais uma vez, compromissos. E os compromissos têm de ir cada vez mais longe e o sentido da concretização", assinala a ministra do Mar, que lança, inclusive, um desafio a todos os que, no outono, vão estar em território nacional a debater as diversas matérias relacionadas com os oceanos. "Vamos lá deixar-nos de conversa e vamos ver o que de facto vamos fazer e quais os compromissos que assumimos para concretizar uma nova política do oceano".

Entre os temas considerados prioritários para a discussão estão assuntos como o transporte, o turismo e, sobretudo, a proteção ambiental. Ana Paula Vitorino salienta que a poluição e o lixo oceânico são um problema "de todos" e defende que só poderá haver melhorias com uma solução à escala global.

"Não vale a pena dizermos que limpamos no nosso quintal porque, nestas matérias, o nosso quintal não tem fronteiras físicas e, portanto, é o quintal de todos nós, ou seja, o oceano, como um todo, e todos nós temos de encontrar soluções", afirmou a ministra, durante a apresentação das quatro iniciativas que chegam a Portugal no outono.

O primeiro evento, que se realiza entre 17 e 21 de setembro, é o "Portugal Shipping Week 2018" , que irá debater as questões dos transportes marítimos. Em simultâneo decorre o "Seatrade Cruise Med 2018", um dos maiores eventos mundiais do setor dos cruzeiros.

Outro dos eventos apresentados foi o "Oceans Meeting 2018", que vai contar com a presença de vários governantes mundiais e representantes das principais entidades ligadas aos oceanos.

A última iniciativa será a nova edição do "BioMarine Business Convention 2018", que decorrerá pela primeira vez em Portugal, e que vai discutir os grandes temas da economia azul, com particular atenção à questão da sustentabilidade.

fonte