Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

MINISTRA DO MAR ABRIU REUNIÃO MINISTERIAL DA ORGANIZAÇÃO MARÍTIMA INTERNACIONAL (IMO) NO DIA MARÍTIMO MUNDIAL

No âmbito da Conferência do Dia Marítimo Mundial, organizada pela Organização Marítima Internacional (IMO, na sigla inglesa), com a colaboração do Governo da Polónia, foi concedido à Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, o papel de liderança da Mesa Redonda sobre o tema Green Shipping.

No evento, que decorreu na cidade polaca de Szczecin até sexta-feira, dia 15 de junho, Ana Paula Vitorino foi escolhida pela IMO para abrir a sessão e liderar a Mesa Redonda que discutiu o tema Green Shipping. Na sua intervenção, a Ministra lembrou os grandes desafios que a indústria do transporte marítimo global enfrenta a nível de sustentabilidade e aproveitou para destacar o trabalho e ambição de Portugal em matéria de descarbonização do sector.

Já na intervenção de abertura da sessão, o Secretário-Geral da Organização Marítima Mundial, Kitack Lim, deixou palavras elogiosas ao modelo de governança do mar em Portugal, devido à criação de um Ministério do Mar, lembrando que são cada vez mais os países que assumem os temas marítimos como centrais nas suas políticas.

A Mesa Redonda teve como intervenientes, para além da Ministra do Mar de Portugal, mais de uma dezena de ministros e governantes de países como China, Grécia, Chipre, Gana, África do Sul, Singapura, Irão ou Emirados Árabes Unidos. Para além do tema Green Shipping, a Ministra do Mar discutiu com governantes de diversos países outras tendências do sector, como o Smart Shipping ou o impacto da indústria 4.0 no sector.
O evento da Organização Marítima Internacional abordou os grandes temas atuais do transporte marítimo global, com destaque para o Green Shipping, Smart Shipping, Big Data, Cibersegurança, as novas rotas do comércio global ou a cooperação internacional em matéria de financiamento e desenvolvimento técnico das ferramentas que vão garantir a sustentabilidade do setor.

Ana Paula Vitorino apresentou o Oceans Meeting 2018

A Ministra do Mar encerrou a reunião com a apresentação da edição de 2018 do Oceans Meeting, que decorrerá em Lisboa entre os dias 20 e 21 de setembro, este ano também articulado com a Portugal Shipping Week.

Na Conferência do Dia Marítimo Mundial estiveram presentes dezenas de governantes e altos representantes de países como Portugal, Alemanha, Espanha, França, Grécia, Islândia, Croácia, Chipre, Ucrânia, Brasil, Panamá, China, Coreia do Sul, Singapura, Indonésia, Camboja, Filipinas, Tailândia, Sri Lanka, Nigéria, África do Sul, Gana, Irão, Emirados Árabes Unidos.