Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Crianças de Cervães fizeram baptismo de mar com a Polícia Marítima em Leixões
No seguimento de um convite feito pela Polícia Marítima sediada no Porto de Leixões, 22 alunos do 4º ano da EB1 JI de Sobral – Cervães, ,tiveram o seu baptismo de mar.
Algumas semanas antes, os agentes desta força de segurança marítima, Campelo Rodrigues e Silva Costa, tinham estado na escola numa sessão de divulgação dos seus serviços e competências, muito do agrado da pequenada, que quis saber tudo sobre a sua actividade.
Ficou na ocasião agendada a visita dos alunos finalistas e o prometido passeio nas embarcações.
Como o prometido é devido, logo ao início da manhã, na doca do Porto de Leixões, os aprendizes de marujos recebiam as primeiras instruções de segurança e vestiam os seus coletes salva-vidas.
O sol brilhava nos olhos das crianças e o mar fez o favor de estar muito tranquilo para os receber.
Depois de umas voltas dentro do Porto, onde se conheceram as várias atividades que aí se desenvolvem, houve uma pequena saída até ao mar.
Alunos, docentes, assistente operacional e os convidados de honra: o professor Luís Martins, sub-diretor do Agrupamento de Escolas de Prado e a dra Fátima Sousa, em representação do município de Vila Verde, que teve a amabilidade de patrocinar o transporte.
A Escola de Sobral é uma Eco- Escola. Por isso, a visita teve também propósitos pedagógicos, na defesa deste património inestimável que são os oceanos.
“Uma palavra final para a amabilidade extrema dos anfitriões, também eles empenhados na defesa dos valores da cidadania, quebrando mitos antigos de que a polícia é um ‘bicho-papão'”, refere Luís Martins, da AE de Prado.
“Estas crianças ficaram mais ricas, mais informadas e vibraram com esta experiência. É assim que se faz uma escola viva, próxima do mundo e hoje o mundo foi uma bola colorida entre as mãos destas crianças. Bem hajam”, finaliza.
fonte