Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Dragar Porto Santo vai custar 650 mil

A APRAM - Administração dos Portos da Madeira - já abriu o concurso público para a dragagem do porto do Porto Santo. Uma intervenção que tem sido reivindicada, em especial, pelo operador do Lobo Marinho, que tem operado no limite da segurança, tal é a quantidade de areias acumulada no interior do porto. Por vezes, existe apenas cerca de um metro entre o ‘fundo’ do navio e o depósito de areias.

O concurso público decorre durante 14 dias e tem definido como valor base, o máximo que a APRAM se predispôs a pagar pelos trabalhos, 644 mil euros. Mas, como o único critério de avaliação é o custo a apresentar pelos eventuais concorrentes, é provável que consiga um preço mais baixo. Ainda assim, é preciso considerar que ao valor que vier a ser definido, será necessário acrescentar o correspondente ao do IVA.

O objectivo declarado pelo Governo e Regional e pela APRAM era de ter a dragagem realizada antes do Verão o que muito dificilmente será conseguido, até porque, terá de ter o visto prévio do Tribunal de Contas.

Como já foi tornado público, a expectativa é de que sejam retirados do interior do porto cerca de 100 mil metros cúbicos de sedimentos.

A última grande dragagem do Porto do Porto Santo aconteceu em 2004. Nessa altura, foram retirados 130 mil metros cúbicos de areias. De então até agora, foram realizadas apenas duas pequenas intervenções: uma junto ao terrapleno e outra no contramolhe.

A dragagem de agora será a segunda grande intervenção desde a inauguração do porto, no ano de 1984.

fonte