Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
NRP Mondego hasteou a bandeira de Portugal pela primeira vez
O novo navio patrulha costeiro Mondego hasteou terça-feira a Bandeira Nacional pela primeira vez, na cerimónia de passagem ao estado de armamento normal que se realizou na Base Naval de Lisboa, no Alfeite.
A cerimónia representa um dos passos do programa de reativação dos navios de patrulha costeira da classe Tejo, reforçando, assim, a capacidade de Segurança e Autoridade do Estado no Mar.
Para o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante António Mendes Calado, "a presente cerimónia de passagem ao estado de armamento normal do NRP Mondego representa, um relevante passo no reforço da capacidade de patrulha e fiscalização, concorrendo para o objetivo estratégico de potenciar a edificação e a sustentação da componente naval do Sistema de Forças, de forma a colocar no dispositivo os meios necessários para o cumprimento da missão da Marinha."
O NRP Mondego é o terceiro navio da classe, juntando-se ao NRP Tejo e ao NRP Douro em missões de vigilância e patrulha, bem como de busca e salvamento. Esta classe de navios está particularmente preparada para funções de segurança e autoridade do Estado no mar e para guarnecer o dispositivo naval padrão da Marinha.
O novo navio patrulha costeiro tem uma guarnição de 25 militares e é comandado pelo primeiro-tenente Alexandre Pereira Robalo.