Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

NA CHINA

Ana Paula Vitorino nomeada «Embaixadora Global dos Oceanos»

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, foi distinguida sexta-feira com o prémio "Embaixadora Global dos Oceanos", atribuído pela Administração Estatal Oceânica (SOA) da República Popular da China. Segundo o Ministério do Mar, esta distinção ganha ainda maior relevo tendo em consideração "que esta é a primeira vez que a SOA nomeia uma personalidade à escala mundial, reconhecendo o trabalho realizado pela Ministra do Mar de Portugal em defesa dos Oceanos". A distinção de "Embaixador Global dos Oceanos" reconhece personalidades internacionais que promovam cooperações de grande importância em matérias relacionadas com o mar - com a China e com outras nações oceânicas - e no desenvolvimento da causa global dos Oceanos.

"Com esta distinção, a SOA enaltece ainda o papel central e impulsionador de Ana Paula Vitorino no estreitar de relações entre Portugal e China, visível por exemplo no estabelecimento do "China-Portugal Blue Partnership", assinado em 2017.

Recorde-se que a ministra esteve na China, na passada semana, em visita oficial, onde se encontrou com diversas entidades no sentido de captar novos investidores e estreitar as relações entre os dois países. A ministra do Mar, reuniu-se em Xangai, com representantes da COSCO Shipping, um dos maiores armadores mundiais de transporte contentorizado, e também com os responsáveis da SIPG - Shanghai International Port Group, empresa estatal chinesa que detém o Porto de Xangai. Segundo o Ministério do Mar, estes encontros permitiram "perceber o potencial interesse" das duas companhias em "marcar uma presença mais forte em Portugal, em particular no Porto de Sines, que poderá ganhar com este parceiro uma maior projeção internacional, posicionando-o no topo da tabela dos principais portos europeus".

Recorde-se que até final do ano deve ser lançado o concurso para a concessão do Terminal Vasco da Gama, em Sines. Em declarações à TVI24, Ana Paula Vitorino, salientou que estas entidades "consideram que a localização do porto de Sines tem grandes vantagens a nível internacional porque se situa no cruzamento de várias rotas marítimas" adiantando que "irão analisar a possibilidade de concorrer ao novo terminal Vasco da Gama, em Sines".

fonte