Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

A Comandante do NRP Viana do Castelo parte para o mar na sua primeira missão

O NRP Viana do Castelo vai apoiar, deste domingo, 3 de Junho, até dia 8, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores da Marinha Portuguesa e Mergulhadores da Marinha Belga em mais um treino de mergulho profundo com equipamentos que utilizam misturas enriquecidas com oxigénio e hélio (HELIOX), ao largo de Sesimbra. A comandante Vânia Guerreiro de Carvalho inicia assim a sua primeira missão como comandante do NRP Viana do Castelo.

​Este treino tem por objetivo qualificar e adestrar os militares para operações de mergulho profundo, até aos 81 metros de profundidade.

O mergulho militar com estas misturas é utilizado essencialmente na operação missão de Minas marítimas e Inativação de Engenhos Explosivos, podendo também ser utilizado em outras tarefas como busca e salvamento, recuperação de objetos, apoio ao combate ao narcotráfico, vistorias de estruturas submersas ou outros trabalhos subaquáticos em que seja necessário atingir maiores profundidades.

As misturas HELIOX permitem alcançar profundidades superiores pela redução dos problemas associados à narcose por azoto, garantindo um consequente aumento da segurança dos mergulhadores.

Nesta missão o NRP Viana do Castelo embarca uma câmara hiperbárica e equipa médica especializada, para a realização de tarefas de descompressão à superfície e apoio de emergência.

​A habitual participação da equipa de mergulho profundo da Marinha Belga neste treino​ tem-se revelado ser uma excelente oportunidade de intercâmbio de técnicas, táticas e procedimentos no mergulho profundo.

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB