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MINISTRA DO MAR PRESIDIU À CONFERÊNCIA «DOURO - UM CANAL PARA O TERRITÓRIO» E INAUGUROU CENTRO DE CONTROLO DA VIA NAVEGÁVEL DO DOURO
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino presidiu esta sexta-feira à Sessão de Abertura da Conferência “Douro: Um Canal para o Território”, uma iniciativa que foi promovida pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), num debate e interação com os vários agentes económicos sobre o desenvolvimento sustentável da região do Douro.
«O rio Douro é um dos cursos fluviais mais emblemáticos da Europa», admitiu a Ministra do Mar na sessão, acrescentando que «a Via Navegável do Douro constitui um potencial único de interligação do Atlântico com o interior do país, bem como com Espanha, incrementando a interação entre o litoral e o interior, muito contribuindo para o desenvolvimento sustentável desta região». Por outro lado, Ana Paula Vitorino salientou que tem aproveitado as deslocações ao estrangeiro «para promover a Via Navegável do Douro», nomeadamente na recente deslocação à Polónia onde apresentou o projeto “Douro’s Inland Waterway 2020”, na Conferência Internacional de Navegabilidade Interior/Fluvial.
Após a abertura da Conferência, a Ministra do Mar inaugurou a reabilitação do Cais da Régua, a beneficiação de uma infraestrutura que teve como objetivo melhorar a acessibilidade e fruição local, bem como os níveis de segurança e conforto, no embarque e desembarque de passageiros. Mais tarde, decorreu a cerimónia de inauguração do Centro do Controlo da Via Navegável do Douro, no edifício da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. E, logo de seguida, foi apresentado o plano de Gestão de Segurança e Emergência no rio Douro, integrado no “RIS – River Information Service”.
O novo Centro de Controlo da Via Navegável do Douro e o plano de Gestão de Segurança e Emergência do rio Douro fazem parte da segunda fase de execução do “Douro’s Inland Waterway 2020”, que teve início em 2016 e que inclui dois grandes projetos: o “Safer and Sustainable Accessibility” (SSA) e o “River Information Services” (RIS).
O SSA envolve um investimento de 10,089 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85%. Este projeto pretende melhorar as condições de segurança no estuário do rio Douro.
Já o RIS teve um investimento de 2,733 milhões de euros, com uma taxa de financiamento comunitário de 85%. Este projeto, também em curso, tem como objetivo a implementação do RIS na navegação, designadamente através da aquisição e desenvolvimento do hardware e software necessários à implementação de um sistema de comunicação em pleno funcionamento nos 208 km do canal de navegação.
Recorde-se que, com um com um orçamento global de 76 milhões de euros, o projeto “Douro’s Inland Waterway 2020” pretende melhorar as condições de segurança e os sistemas de comunicação e de informação ao longo de toda a Via Navegável, corrigir os constrangimentos no canal e nas eclusas de navegação, e criar condições para que mais empresas possam usar o Douro como meio de transporte.