Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DE 8 A 10 DE MAIO

Fragata Hermione está em destaque nas comemorações do Dia da Europa em Portimão

A fragata Hermione, que vai estar ancorada em Portimão entre 8 e 10 de Maio, será um dos pontos centrais das comemorações no Algarve do Dia da Europa, que se assinala a 9 de Maio, quarta-feira.

A embarcação francesa vai receber a bordo a cerimónia institucional do hastear da bandeira da União Europeia, ao som do hino da Europa, às 10h00, e as intervenções oficiais também estão marcadas para o Porto de Portimão.

A fragata que transportou o Marquês de La Fayette até aos Estados Unidos da América, em 1780, para lutar pelo lado revolucionário na Guerra da Independência dos Estados Unidos da América, vai também estar aberta a visitas, entre as 9h30 e as 17h30, e a zona do porto será transformada na “Village La Fayette”, com animação até às 23h00 e vários stands de gastronomia, artigos francófonos e também da Europe Direct Algarve.

Em paralelo com estas atividades, estão ainda marcadas duas sessões intituladas “Europa nas estórias a falar francês”, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, e «múltiplas iniciativas paralelas, envolvendo as escolas e o movimento associativo», adianta a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve.

Da parte da tarde, às 14h30, realiza-se uma sessão aberta ao público dedicada à discussão da Estratégia Regional para o pós-2020, no Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, pretendendo-se, segundo a CCDR, «o envolvimento dos variados atores económicos e sociais da região».

Durante todo o dia, o Museu Municipal de Portimão terá entrada livre, no âmbito da campanha “A Europa na Minha Região – Europe in my Region”, «que visa dar a conhecer aos cidadãos projetos desenvolvidos como apoio dos fundos da União Europeia na sua área de residência».

A fragata La Fayette foi reconstruída em 2015, de acordo com a traça original, «é o único navio no mundo construído inteiramente em madeira, utilizando materiais naturais e que continua a navegar pelos oceanos e veio ao Algarve por iniciativa da UFE – União dos Franceses no Estrangeiro (Delegação do Algarve), com o apoio do Município de Portimão e do Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, encarnando o espírito de partilha subjacente ao Ano Europeu do Património Cultural’2018», explica a CCDR Algarve.

As comemorações do Dia da Europa no Algarve são organizadas pela CCDR Algarve, o Centro de Informação Europe Direct do Algarve, o Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020 e o Município de Portimão.

mais detalhes