Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Túnel para ligar portos de Valência e Sagunto em equação

O Presidente da Autoridade Portuária de Valência (APV), Aurelio Martinez, revelou que a administração do porto valenciano está a equacionar o financiamento de um estudo que analisará «todas as alternativas razoáveis» para a criação de um corredor de ligação directa entre os portos de Valência e Sagunto.

A solução passará, explicou Martinez, pela construção de um túnel, «subterrâneo ou sob o mar», assim impedindo que a cidade seja afectada pelo afluxo de camiões. A novidade foi anunciada após pelo Conselho de Administração do Porto, em conferência de imprensa, no fim de Fevereiro, e tem vindo a ganhar força em Valência.

O anúncio contou com a presença do prefeito de Valência, Joan Ribó. Este reiterou sua oposição «categórica» a um acesso por superfície, concordando assim com a solução avançada pela posição da administração portuária. Por sua vez, Aurelio Martinez revelou que será, ainda em Março, assinado um protocolo entre o porto, o Puertos del Estado e o Ministério do Fomento para elaborar um estudo informativo sobre todas as possibilidades em cima da mesa.

Assim, destacou Martinez que entre as alternativas a serem analisadas está a solução de um túnel subterrâneo «mais distante de Port Saplaya» e um túnel submerso que irá de porto a porto – esta segunda opção, uma «sugestão» dada pelo governo regional. Os estudos serão financiados pelo Autoridade Portuária de Valência (APV), embora seja o Ministério o responsável pela preparação do documento.

Conexão entre os dois portos é «necessidade urgente»

O presidente da administração reforçou a «necessidade urgente» de estabelecer uma conexão entre os portos de Valência e Sagunto, dada a «crescente procura» em ambas as áreas; destacou ainda a «infinidade de vantagens» para os utilizadores da cidade e do porto caso a solução do túnel seja viável. «Cerca de 2.500 veículos» deixarão de onerar a via V-30 e «as emissões de CO2 serão reduzidas e os motoristas são economizarão tempo», disse.

fonte