Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística

Notícias

Medway pretende activação de auto-estrada ferroviária que ligue Portugal a França

A recente entrevista de Carlos Vasconcelos revelou que a operadora ferroviária Medway pretende colocar em marcha um plano com vista ao lançamento de uma ligação ferroviária entre a França e Portugal.

De acordo com o líder da Medway, a companhia solicitará a intervenção do Governo para dialogar com o homólogo espanhol, no sentido de se encetarem esforços conjuntos que permitam a materialização de uma conexão capaz de «trazer o camião para dentro do comboio».

Solução ferroviária poderá reduzir o congestionamento rodoviário e emissões

Segundo Carlos Vasconcelos, existem, no circuito ferroviário espanhol, três túneis que não permitem – devido às suas dimensões – a passagem de comboios que transportem veículos (especialmente camiões), sendo por isso necessário que o Executivo espanhol avance com intervenções que possibilitem esse tipo de transporte via ferroviária. Na sua visão, essa auto-estrada ferroviária ajudaria a «reduzir o congestionamento rodoviário e as emissões de CO2», sendo uma medida benéfica «para todos».

Mas para que o projecto inter-fronteiras seja uma realidade, Carlos Vasconcelos alerta que este «depende dos espanhóis». «Estamos preparar uma exposição ao Governo para que este sensibilize o governo espanhol para a necessidade de intervir nesses três túneis», desvendou ao jornal ‘Público’.

Medway quer relançar serviço ferroviário da Autoeuropa

Esta possível auto-estrada ferroviária seria também do interesse de Espanha, pois «retiraria camiões da famosa auto-estrada de Salamanca a San Sebastián», afirmou o líder da Medway. Patente ficou também, durante a entrevista, a intenção de relançar o serviço ferroviário que ligou a fábrica da Volkswagen (Autoeuropa, em Palmela) à Alemanha, mas «só quando existir uma distribuição dos canais feita pelo centro europeu de controlo de tráfego ferroviário».

fonte