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Transporte de mercadorias Sines-Badajoz vai demorar menos 3h30

Os transportes de mercadorias vão sofrer uma redução de três horas e meia com o projeto de alta velocidade face à atual rota Sines/ Lisboa-Elvas-Badajoz por Abrantes. A garantia foi dada ao SOL pelo presidente da Junta da Extremadura, Guillermo Fernández Vara. Esta ligação também vai ser encurtada, uma vez que abandona Abrantes e passa a ir ao Poceirão, que fará depois a ligação a Évora. Em vez dos atuais 452 quilómetros, o novo trajeto irá contabilizar 315 quilómetros, ou seja, menos 137 quilómetros.

De acordo com Guillermo Fernández Vara - e tal como o SOL tem anunciado -, o projeto de alta velocidade para ligar Portugal e Espanha deu os primeiros passos quando foi lançado o concurso, a 5 de março, para a construção do troço entre Évora e Elvas, numa extensão de quase 100 quilómetros, e o começo dos trabalhos do troço Elvas-Caia - mais 11 quilómetros, que farão a ligação entre Évora-Badajoz. No encontro em Elvas que contou com a presença do primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e do primeiro-ministro português, António Costa, foi anunciado o projeto de alta velocidade entre Évora e Caia com o objetivo de ligar os portos de Sines e Lisboa com a fronteira espanhola em Badajoz. Um projeto que faz parte do Corredor Atlântico , garante.

Para o presidente da Junta da Extremadura, esta ligação de alta velocidade entre os dois países é sem dúvida uma boa notícia , já que este projeto não está isolado e soma-se a outras linhas de alta velocidade que estão a ser desenvolvidas atualmente em Espanha. É o caso da nova linha de alta velocidade Navalmoral-Plasencia-Badajoz e a melhoria do corredor Merida Puertollano nos próximos dois a três anos. Este corredor significa uma melhoria substancial nas comunicações ferroviárias entre a Espanha e Portugal, alcançando finalmente uma ligação ferroviária competitiva entre os dois países, algo sem precedentes até agora , diz ao SOL Vara.

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