Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Ministra do Mar espera ok ambiental em Maio para novo terminal de Sines

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse esta terça-feira, 20 de Março, no Parlamento, esperar que a declaração de impacte ambiental (DIA) para o novo terminal de contentores no Porto de Sines (Terminal Vasco da Gama) seja emitida em Maio.

A responsável garantiu que em curso está a elaboração de todos os documentos do concurso – programa e caderno de encargos – "para que assim que seja emitida a DIA imediatamente se lance o concurso".

Apesar de afirmar esperar que a DIA seja emitida a 27 de Maio, Ana Paula Vitorino disse não poder garantir o cumprimento desse prazo, já que basta que a Agência Portuguesa do Ambiente faça uma pergunta para que o prazo seja suspenso.

Relativamente à renegociação da expansão do terminal XXI também em Sines, Ana Paula Vitorino disse na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas que "já foram entregues pela concessionária todos os elementos solicitados e vão ser agora iniciadas as reuniões de renegociação".

"O processo de preparação dos documentos demora mais tempo que a renegociação", disse Ana Paula Vitorino, salientando que o prazo de conclusão está previsto para primeiro semestre deste ano.

A ministra lembrou que o investimento é maioritariamente privado, afirmando no entanto que uma parte – a construção do molhe – é da responsabilidade da Administração do Porto de Sines, que assume também a responsabilidade do financiamento.

fonte