Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

FERNANDA ALBINO, VOGAL DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DOS PORTOS DE SINES E DO ALGARVE (APS)

«Igualdade» tem também de significar diversidade

São já 28 anos de trabalho no Porto de Sines e mais recentemente nos portos de Portimão e de Faro – uma vida, dirão muitos, com muito sabor a mar.

Neste percurso tive a oportunidade de desenvolver a minha atividade em funções diversas, desde as mais operacionais, as comerciais, e até outras mais administrativas e de gestão, como as que desempenho atualmente, desde 18-10-2016, como Vogal do Conselho de Administração da APS, S.A., cargo que considero não representar um mero exercício de cumprimento de quotas de representação nos órgãos sociais duma empresa; antes pelo contrário trata-se do reconhecimento de um percurso profissional de afirmação, dedicação e competência na empresa a que sempre estive ligada.

Admitida na carreira de Técnica Superior em 22-01-1990, como Economista, passei gradualmente por uma carreira ascensional. Fui Chefe do Serviço de Estudos, Planeamento e Controlo de Gestão (Janeiro de 1991); Chefe de Divisão Comercial (Abril de 1999); Chefe de Divisão da Gestão de Contratos, Tarifários e Estatística (Fevereiro de 2003); Diretora de Concessões e Áreas Dominiais (Julho 2008).

Também neste percurso foi-me possível conhecer e trabalhar com mulheres fantásticas, com capacidade, com disponibilidade, mulheres fortes e inteligentes, num setor que inicialmente era demasiado masculinizado pela tipologia de profissões que congrega.

Porque mudar este paradigma pode levar muitos anos, a comemoração do Dia Internacional da Mulher deve servir, pelo menos uma vez por ano, para reforçar a consciência da realidade existente e fomentar a igualdade de condições e oportunidades entre homens e mulheres.

No entanto, esta “igualdade” tem também de significar diversidade. As organizações devem tirar partido das diferenças de género, construindo uma nova realidade em que, independentemente do género, as pessoas são avaliadas pelas suas competências.

Felizmente, na APS, S.A dispomos de procedimentos que privilegiam a igualdade de género e orgulhamo-nos de ter aderido ao Fórum IGen, desde o seu arranque, em maio de 2012, sob o tema “Empresas para a Igualdade – O nosso compromisso”. Atualmente, na APS, S.A., algumas das profissões que eram tendencialmente exercidas por homens, são desempenhadas, com a mesma competência, por mulheres.

Que as alterações a que assistimos nestes primeiros anos do século XXI sejam o mote para uma viragem de mentalidades e para a afirmação da Mulher não só nas profissões do “Mar”, mas em todos os setores de atividade.

Fernanda Albino
Administradora
APS – Administração dos PORTOS DE SINES E DO ALGARVE, S.A.


 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB







Artigos relacionados:

  • Mulheres e homens lutando lado a lado
  • O Mar, A Vida E A MULHER
  • Mulheres
  • Experiência muito gratificante
  • Mulher Dirigente: Dirigente