Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

LÍDIA SEQUEIRA, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE PORTUGAL (APP)

Mulheres e homens lutando lado a lado

O dia 8 de março, dia internacional da Mulher, não é uma data romântica, é um marco na luta das mulheres por melhores condições de trabalho e pela igualdade de direitos para as mulheres.

Muita coisa se passou desde esse dia 8 de março de 1857, em que as mulheres de uma fábrica têxtil de Nova York encetaram uma luta pela defesa dos seus direitos.

De então para cá, as mulheres conquistaram o acesso a carreiras que lhes estavam vedadas (no nosso país, só depois de 25 de abril de 1974 as mulheres tiveram acesso a carreiras como a majistratura ou a diplomacia), mas a luta pela igualdade de direitos entre homens e mulheres continua a fazer o seu percurso e a justificar empenho e dedicação.

Em alguns portos portugueses já existem mulheres estivadoras, até mulheres-piloto. Embora sejam uma minoria e não existam em todos os portos, essas mulheres estão a fazer história, estão a abrir o caminho a outras mulheres na luta pela igualdade de acesso a todas as profissões.

O nosso setor continua a ser um mundo de trabalho eminentemente masculino, mas também aqui o caminho se faz caminhando, e também aqui, mulheres e homens lutam lado a lado, por um mundo em que a igualdade de direitos, de salários, e de acesso a todas as profissão seja uma realidade permanente e plena.

Lídia Sequeira, Presidente da Associação dos Portos de Portugal
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB







Artigos relacionados:

  • O Mar, A Vida E A MULHER
  • Mulheres
  • «Igualdade» tem também de significar diversidade
  • Experiência muito gratificante
  • Mulher Dirigente: Dirigente