Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Leixões receberá investimento «superior a 500 milhões de euros», refere Ministra do Mar
A Ministra do Mar falou esta terça-feira dos investimentos previstos para o Porto de Leixões, conhecidos na estratégia para o aumento da competitividade portuária para o período 2017-2026. As declarações foram prestadas durante o lançamento do Projecto de Literacia do Oceano – Escola Azul.
Numa breve declaração aos jornalistas, Ana Paula Vitorino realçou que o Porto de Leixões receberá um investimento de 510 milhões de euros até 2026, com foco no aumento da competitividade e eficiência.
«O Terminal de Leixões é um dos top do sistema portuário nacional e, como tal, não pode deixar de ser um dos portos onde o maior investimento vai ser feito, está previsto para os próximos anos um investimento superior a 500 milhões de euros, a maioria do qual privado», referiu a governante – acrescentando que o investimento privado representará 60% do total previsto para Leixões.
Entre as empreitadas estão, recorde-se, o aumento do molhe e da profundidade do canal de acesso e bacia de rotação, a construção de um novo terminal de contentores ou a requalificação do actual terminal de contentores Sul.
«O que se pretende é não só aumentar a capacidade e eficiência do terminal, como criar novos terminais com capacidade para receber navios maiores», referiu ainda Ana Paula Vitorino.
Sobre as obras, a Ministra adiantou ainda que algumas já estão em curso, estando as outras em estudos de engenharia ou à aguardar o Estudo de Impacte Ambiental. Já os prazos são claros: a conclusão de todos os projectos deverá acontecer até 2026, sendo que alguns deles estarão ainda prontos em 2021.