Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

LANÇADO CONCURSO PÚBLICO INTERNACIONAL

Porto de Setúbal moderniza VTS

O Porto de Setúbal vai modernizar o VTS do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo, um dos objetivos inscritos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, tendo já lançado o concurso público internacional, em conjunto com o Porto de Lisboa.

O investimento, que para o Porto de Setúbal tem um valor total de 650.000 euros, consiste na atualização da infraestrutura informática a nível de hardware e software dedicados do Centro de Controlo Marítimo. Para além da instalação de servidores e estações de trabalho, inclui o software KONGSBERG NORCONTROL VTS 5060, a migração para a Carta Eletrónica de Navegação Oficial do Instituto Hidrográfico para a Barra e Porto de Setúbal e atualização de outros equipamentos informáticos e subsistemas do VTS, de forma a cumprir a disponibilidade operacional necessária para a prestação do serviço de controlo de tráfego marítimo de âmbito portuário previsto no Decreto-Lei n.º 263/2009, de 28 de setembro.

O Centro de Controlo do Tráfego Marítimo do Porto de Setúbal entrou em funcionamento permanente em 2001, operado por oficiais da Marinha Mercante com formação específica em VTS. Os objetivos estratégicos do CCTM consistem principalmente em assegurar, com elevados níveis de qualidade e fiabilidade, os serviços de informação, de gestão do tráfego marítimo e de assistência à navegação na barra e no Porto de Setúbal.

O Porto de Setúbal tem em curso mais projetos estabelecidos na “Estratégia para o aumento da competitividade portuária”, a melhoria das acessibilidades marítimas e a melhoria dos acessos ferroviários ao porto.