Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DGRM e APP realizam workshop sobre Transformação Digital

Durante dois dias, técnicos das áreas de informática e sistemas de informação das Administrações Portuárias e da DGRM participaram num workshop sobre Transformação Digital e Governação dos Sistemas de Informação.
O evento teve como público-alvo a equipa técnica do projeto JUL – Janela Única Logística, no sentido de debater e estudar as melhores práticas atuais na digitalização de processos e organizações, bem como as mais recentes tendências tecnológicas.

Temas como o Big Data, Blockchain, Cloud ou plataformas escaláveis, foram apresentados e debatidos no contexto da transformação digital, bem como o seu impacto nas empresas e no relacionamento com os seus clientes.

No workshop foi igualmente debatida a importância da governação e da gestão das organizações e o seu alinhamento com a transformação digital, considerando que os aumentos de complexidade exigem também aumentos de capacidade de gestão. Os processos, as pessoas e a tecnologia, incluindo a relação entre estas três dimensões dos Sistemas de Informação, têm sido cada vez mais afetadas por fenómenos como a hiperconectividade e a sensorização do mundo que nos rodeia e que aumenta a grande ritmo.

Compreender bem estes fenómenos e avaliar as oportunidades que podem aportar ao projeto JUL foi o principal objetivo do workshop para a equipa técnica da DGRM e dos portos que está a desenvolver este projeto.

O workshop foi realizado com a colaboração da IDC - International Data Corporation, empresa internacional de referência nestes temas, conhecida pelas análises e produção de indicadores da informática e evolução da tecnologia a nível mundial.

 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB