Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Setúbal

Ro-Ro com o melhor resultado da década | Carga contentorizada consolida

O Porto de Setúbal teve em 2017 o melhor resultado da década na movimentação de veículos (ro-ro*), com 223.671 unidades, correspondentes a um crescimento superior a 30% face a 2016 (171.591 unidades).

A carga ro-ro registou um impulso dinamizado pela exportação, no último trimestre do ano, do novo modelo fabricado pela Volkswagen Autoeuropa, o T-ROC (aumento de 37%, com mais 26.204 veículos que no ano anterior), e também pelo aumento da importação de automóveis (cerca de 25%).

O ano de 2018 pode vir a ser o melhor de sempre na movimentação de veículos no Porto de Setúbal, com a exportação a tornar-se predominante neste modo de carga face aos números estimados de produção da fábrica da VW.

Na carga contentorizada e pelo 2º ano consecutivo foi ultrapassado no Porto de Setúbal o patamar dos 150.00 TEU**, consolidando a posição neste segmento de carga. A movimentação total foi superior aos 152 mil TEU, com maior pendor da carga embarcada e de exportação.

Os números das cargas ro-ro e contentorizada mantêm a tendência de mudança estrutural da tipologia das cargas movimentadas no Porto de Setúbal, com um crescimento do movimento das cargas de valor acrescentado relativamente a outras tipologias associadas a cargas industriais pesadas, com importância crescente para a economia nacional na vertente das exportações. O total de mercadoria movimentada no Porto de Setúbal foi cerca de 6,6 milhões de toneladas.


*Carga ro-ro= roll on/roll off: qualquer tipo de carga que entre ou saia dum navio a “rolar”. No caso de veículos, é uma carga carregada/descarregada pelos seus próprios meios, sobre rodas, necessitando apenas de um condutor e cujo acesso ao navio é feito na horizontal através de rampa lateral ou de popa);
** TEU: Medida padrão utilizada para calcular o volume de um contentor (unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU).

 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB