Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PORTO DE SINES

Carga Contentorizada continua a crescer a dois dígitos em 2017

O Porto de Sines encerra 2017 muito próximo dos 50 milhões de toneladas, o que correspondeu a uma variação homóloga de -2,5%.

Apesar do bom desempenho na carga contentorizada, nos granéis sólidos e no GNL (Gás Natural Liquefeito), a quebra de cerca de 8,5% no Terminal de Granéis Líquidos (TGL) foi determinante para os resultados do ano transato. De lembrar, que em 2016 Sines havia beneficiado da paragem da mono bóia de Leixões, sendo que em 2017 o TGL regressou aos índices de movimentação expectáveis para aquela infraestrutura.

Mas 2017 ficou marcado pelo reforço do contributo do Terminal de Contentores – Terminal XXI, no total movimentado em porto. De facto, e pela primeira vez desde a sua entrada em exploração em 2004, este terminal assumiu o lugar cimeiro no que diz respeito aos índices de movimentação, sendo responsável por cerca de 42% do total movimentado em Sines. No que diz respeito ao número de TEUs, por Sines passaram 1,67M TEU, o que corresponde a uma evolução homóloga de 10,3%.

Também o Terminal Multipurpose obteve um bom desempenho em 2017, ultrapassando os 6,3 milhões de toneladas, para um crescimento homólogo de 8,5%. Destaque para o carvão, que em 2017 subiu cerca de 13%.

Mas o melhor resultado, em termos de variação homóloga, foi conseguido pelo Terminal de GNL. Com uma movimentação total a ultrapassar os 2,6 milhões de toneladas, a que correspondeu um crescimento da ordem dos 63%, 2017 foi o ano em que este terminal começou a reforçar a sua posição à escala nacional e internacional, captando novas vias de fornecimento e marcando a sua posição enquanto ponto privilegiado para a receção e expedição de GNL.
 

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB