Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Leixões com recorde histórico de 19,5 milhões de toneladas de carga em 2017

O Porto de Leixões registou em 2017 um "recorde histórico" de mercadorias movimentadas, com 19,5 milhões de toneladas de carga, mais 8% do que em 2016, anunciou hoje a administração portuária.

Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) refere que em 2017 foram movimentadas mais 1,2 milhões de toneladas do que em 2016 e mais 725 mil toneladas do que em 2015, ano que até agora detinha o recorde histórico.

Em 2017 também o movimento de granéis líquidos e de carga 'ro-ro' (abreviatura da expressão 'roll on'/'roll off', usada para referir a carga que entra no navio pelos seus próprios meios, sem auxílio de gruas) atingiu valores históricos, com um incremento de 18% face a 2016 em ambos os casos.

"No 'ro-ro' - nota a APDL - foi superada, pela primeira vez, a barreira de um milhão de toneladas".

Em 2017 o Porto de Leixões apresentou uma média mensal superior a um milhão e meio de toneladas movimentadas (1.626.366 toneladas), com os meses de maio e de outubro "a contribuírem de forma expressiva para o sucesso do balanço de mercadorias".

Relativamente às principais mercadorias exportadas em 2017, destacaram-se a carga contentorizada, os produtos refinados diversos, o ferro/aço e o granito, enquanto entre as principais mercadorias importadas estiveram o petróleo em bruto, a estilha de madeira e a sucata de ferro.

fonte