Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Medway aumentará conexões entre Mérida e Sines e terá nova ligação a Madrid

A Medway ganhou recentemente a concessão do terminal ferroviário de mercadorias de San Lázaro, em Mérida, numa parceria inédita com o operador espanhol Renfe Mercancías. E os primeiros tempos de actividade do terminal parecem correr de feição.

Quem o assegurou foi o presidente da Renfe, Juan Alfaro, que, citado pela agência espanhola Efe, adiantou mesmo que o terminal de San Lázaro aumentará em breve a frequência de comboios entre Mérida e o Porto de Sines, para além de anunciar um segundo serviço a ligar Mérida a Madrid já em 2018.

As declarações de Juan Alfaro foram proferidas aquando da visita que o mesmo fez no dia de hoje ao Terminal de San Lázaro, na qual esteve acompanhado por Bruno Silva, da Medway.

Renfe faz balanço positivo dos primeiros tempos de operação

renfe primeiro comboioEm jeito de balanço destes primeiros dois meses de operação conjunta com a Medway no Terminal de San Lázaro, Juan Alfaro mostra-se satisfeito com o que tem vindo a ser feito, destacando que o terminal de Mérida começou a operar com uma frequência de dois comboios/semana entre a cidade espanhola e o Porto de Sines, em ambos os sentidos – num total de 1.200 toneladas de mercadorias distribuídas por 20 contentores em cada viagem. Mais tarde, a operação passou a três comboios semanais, com 1.400 toneladas e entre 35 a 40 contentores.
 

Medway admite que o grande desafio está nas infraestruturas

Já o director executivo da Medway, Bruno Silva, também se mostrou satisfeito com a colaboração com a Renfe Mercancías mas salientou que o «grande desafio» está nas infraestruturas, recordando que neste caso específico a viagem de comboio ainda percorre mais 350 quilómetros do que a viagem por camião – algo que, na sua opinião, torna ainda «difícil competir» com a rodovia.

fonte