Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Medway aumentará conexões entre Mérida e Sines e terá nova ligação a Madrid
A Medway ganhou recentemente a concessão do terminal ferroviário de mercadorias de San Lázaro, em Mérida, numa parceria inédita com o operador espanhol Renfe Mercancías. E os primeiros tempos de actividade do terminal parecem correr de feição.
Quem o assegurou foi o presidente da Renfe, Juan Alfaro, que, citado pela agência espanhola Efe, adiantou mesmo que o terminal de San Lázaro aumentará em breve a frequência de comboios entre Mérida e o Porto de Sines, para além de anunciar um segundo serviço a ligar Mérida a Madrid já em 2018.
As declarações de Juan Alfaro foram proferidas aquando da visita que o mesmo fez no dia de hoje ao Terminal de San Lázaro, na qual esteve acompanhado por Bruno Silva, da Medway.
Renfe faz balanço positivo dos primeiros tempos de operação
renfe primeiro comboioEm jeito de balanço destes primeiros dois meses de operação conjunta com a Medway no Terminal de San Lázaro, Juan Alfaro mostra-se satisfeito com o que tem vindo a ser feito, destacando que o terminal de Mérida começou a operar com uma frequência de dois comboios/semana entre a cidade espanhola e o Porto de Sines, em ambos os sentidos – num total de 1.200 toneladas de mercadorias distribuídas por 20 contentores em cada viagem. Mais tarde, a operação passou a três comboios semanais, com 1.400 toneladas e entre 35 a 40 contentores.
Medway admite que o grande desafio está nas infraestruturas
Já o director executivo da Medway, Bruno Silva, também se mostrou satisfeito com a colaboração com a Renfe Mercancías mas salientou que o «grande desafio» está nas infraestruturas, recordando que neste caso específico a viagem de comboio ainda percorre mais 350 quilómetros do que a viagem por camião – algo que, na sua opinião, torna ainda «difícil competir» com a rodovia.