Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Porto de Lisboa com maior volume de mercadorias desde 2011

O Porto de Lisboa movimentou em 2017 mais de 12,1 milhões de toneladas de carga, o que representa uma subida de 19 por cento face ao ano anterior. Nos contentores, a subida é de 26 por cento, para 493.253 TEU*. Estes indicadores significam que o Porto de Lisboa atinge o maior volume de mercadorias desde 2011, depois de registar a maior taxa de crescimento dos portos nacionais em 2017.

Os Granéis Sólidos obtiveram o melhor resultado dos últimos 10 anos, com mais de 5,3 milhões de toneladas, enquanto que os Granéis Líquidos invertem a tendência de descida resgistada desde 2009 e sobem 15 por cento.

O embarque de mercadorias cresce 33 por cento face a 2016 e já representa 42 por cento da totalidade da carga movimentada.

Lídia Sequeira, Presidente da Administração do Porto de Lisboa, sublinha que “estes números são muito encorajadores, sobretudo porque demonstram o acerto da estratégia adotada, com foco no crescimento, sustentado na paz social no porto.”

 

*TEU: Medida padrão utilizada para calcular o volume de um contentor (unidade equivalente a 20 Pés (em inglês: Twenty-foot Equivalent Unit ou TEU)