Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portos nacionais fecharam 2017 com valor recorde de 2,9 milhões de TEUs

Esta sexta-feira ficou marcada pela apresentação das conclusões da 8.ª edição do LEME, o Barómetro da PwC Portugal sobre a Economia do Mar. Por motivos de agenda, a Ministra do Mar não esteve presente mas fez-se representar por Rúben Eiras, assessor para a Energia e Indústria no Ministério do Mar.

Rúben Eiras levou ao certame as palavras de Ana Paula Vitorino, deixando novidades em vários processos e até a nível de resultados.

Uma das novidades dadas em primeira mão por Rúben Eiras diz respeito a um novo recorde de movimentação de contentores nos portos nacionais. Na leitura da intervenção preparada por Ana Paula Vitorino, o representante do Ministério do Mar adiantou que o sistema portuário português foi responsável pela movimentação de 2,9 milhões de TEUs no ano que agora terminou.

Recorde-se que os números exactos ainda não foram tornados públicos mas Rúben Eiras já levantou o véu relativo ao recorde nos contentores - mais tarde saberemos que números exactos terá o novo recorde anual ao nível da tonelagem total manuseada nos portos. Para já, conhecidos são apenas os números oficiais até Novembro.

Recorde-se que o recorde anual de movimentação portuária tinha sido alcançado no ano anterior, em 2016, com 93,9 milhões de toneladas de carga e 2,74 milhões de TEUs.

Adjudicação do concurso da JUL já no final deste mês

Outra novidade dada por Rúben Eiras no evento da PwC está relacionada com o processo da Janela Única Logística (JUL). Depois de lançado o concurso em 2017, o Ministério do Mar anunciou agora que a adjudicação do concurso da JUL será feita já no final deste mês .

Ainda no âmbito da Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, Rúben Eiras adiantou que o ano de 2018 ficará marcado por muitas novidades (a mais recente foi mesmo o lançamento do concurso para a modernização dos VTS dos portos de Lisboa e Setúbal), depois de alguns avanços já concretizados durante o ano passado.

Entre as novidades para 2018 destacam-se o lançamento do concurso para as dragagens dos fundos adjacentes à frente marítima da ZALI - Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro; a reconversão do Terminal de Contentores Sul do Porto de Leixões; ou o lançamento do concurso para o novo Terminal de Contentores Vasco da Gama, no Porto de Sines.

fonte