Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PSA

Concessionária do Terminal XXI de Sines projecta operações com drones, robôs e máxima automação

A PSA International prepara-se para revelar novidades relativas à operação nos seus terminais de contentores, e todas elas têm algo em comum entre si: o progresso tecnológico ao serviço da eficiência. A concessionária do Terminal XXI do Porto de Sines apresentará, no evento Intelligent Port of the Future, esta quarta-feira, dia 17, uma panóplia de apostas que se centrarão na automação total.

O evento servirá para a companhia com sede em Singapura revelar nova tecnologia de ponta no que concerne à movimentação de contentores – uma das inovações é, nada mais nada menos, que um braço robótico destinado ao desbloqueio dos contentores, um sistema capaz de remover bloqueios de torção durante os processos de carga e descarga dos contentores. Mas as novidades não se ficam por aqui.

PSA aposta em drones e recolha de dados automática

A PSA anunciará também a aposta em drones autónomos, que serão capazes de voar pelo perímetro dos terminais (com recurso a softwares de controlo de voo) e de prestar auxílio nas operações de movimentação de carga executadas entre o navio e a área do terminal.

Os drones também estão a ser preparados para, através da instalação – no terreno – de uma rede de sensores IoT (Internet of Things), efectuarem missões de vigilância para aumentar a segurança nos terminais e, ao mesmo tempo, intensificar a recolha de dados.

Automatização total em guindastes, portainers, veículos e a novidade do exosqueleto

Numa visão futurista que colocará a força de trabalho humana a funcionar em sinergia com o potencial robótico e autónomo, a PSA apresentará, durante o evento, um centro de comandos destinado ao controlo de todos os equipamentos portuários, entre os quais constarão guindastes de pórticos montados sobre carris automatizados (ARMG’s), veículos de condução autónoma (AGV’s) e portainers automatizados. A introdução de exosqueletos -outra novidade – permitirá aos trabalhadores executarem tarefas pesadas sem aumento de fadiga.

«O evento Intelligent Port of the Future é uma oportunidade para se demonstrar o compromisso da PSA para com as novas tecnologias e inovações no que respeita às operações portuárias», comentou Ong Kim Pong, CEO da divisão do Sudeste Asiático da PSA. «Também pretendemos agarrar as oportunidades para elevar os níveis técnicos dos nossos trabalhadores, para que estes possam lidar com os novos sistemas. Tal é fundamental para garantir que servimos os nossos clientes da melhor forma no futuro», acrescentou.

fonte