Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Grupo Sousa é o 94.º maior armador mundial

O Grupo Sousa entrou pela primeira vez no “TOP 100” da Alphaliner relativo aos armadores mundiais com maior capacidade para o transporte marítimo de contentores.

Na lista da Alphaliner, que é dinâmica e actualizada a uma base regular, o Grupo Sousa aparece neste momento na 94.ª posição do ranking, com uma frota de seis navios (próprios e afretados) e com uma capacidade total de 5.497 TEUs, juntando a frota de navios operada pela PCI (Portline Containers International), ENM (Empresa de Navegação Madeirense) e Boxlines.

Maersk Line é líder com mais de 4,2 milhões de TEUs

No topo desta tabela, não há alterações. A dinamarquesa Maersk Line mantém uma liderança confortável com uma frota de 783 navios e uma capacidade total de 4.219.786 TEUs. Segue-se a Mediterranean Shipping Company (MSC), com 507 navios e capacidade para 3.170.518 TEUs, e a CMA GM fecha o pódio com 2.525.172 TEUs de capacidade divididos entre 507 navios.

Em relação a quotas de mercado, a Maersk Line tem hoje 19,5% da capacidade existente para o transporte marítimo de contentores, a MSC tem uma quota de 14,7% e a CMA CGM de 11,7%. As três juntas representam, neste momento, 45,9% do mercado – recorde-se que a Alphaliner antecipa que, ainda durante 2018, as três gigantes terão metade da capacidade mundial.

A COSCO Shipping aparece neste momento na 4.ª posição, com pouco mais de 1,8 milhões de TEUs e 344 navios mas é a líder no que diz respeito a encomendas.

fonte