Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.

Janela Única Logística

Notícias

Tailandesa Indorama compra activos da Artlant e potenciará exportações no Porto de Sines

No final de 2017 ficou fechado o negócio da venda dos activos da Artlant PTA pela Caixa Geral de Depósitos ao grupo tailandês Indorama, por 28 milhões de euros.

Os activos da unidade de PTA que pertenciam à Artlant passam assim para as mãos da Indorama Ventures que se instala desta forma na ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines, onde iniciará trabalhos de manutenção já neste mês de Janeiro e pretende começar a produzir no segundo semestre de 2018.

Esta promete ser assim mais uma alavança para a região de Sines, para a ZILS e, claro, para o Porto de Sines. A empresa já anunciou que vai aumentar em 10% a força de trabalho actual durante o primeiro semestre deste ano – emprega já hoje 105 funcionários. E admitiu aplicar cerca de 150 milhões de euros entre tesouraria e investimentos para o reinício da fábrica na ZILS.


Porto de Sines será porta para exportação

Toda a produção da Indorama na fábrica de PTA de Sines será para exportar, sendo que 80% dessa exportação terá o mercado europeu e a Turquia como destino, e os restantes 20% para as Américas e o Médio Oriente. Ora, neste contexto, a localização junto do Porto de Sines será uma enorme mais-valia para a empresa tailandesa.

«Esta aquisição aumentará substancialmente a escala e fortalecerá a liderança da Indorama na Europa, que terá um papel importante no aumento das exportações portuguesas através de Sines, a maior plataforma portuária, industrial e logística nacional», refere a aicep Global Parques, gestora da ZILS, em comunicado.

De referir que a Indorama Ventures é um dos principais grupos tailandeses, com presença internacional, 70 instalações em 4 continentes, e é o maior produtor mundial de PET integrado, com 20% de quota no mercado mundial.

fonte