Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Transporte marítimo de passageiros nos Açores cresce 5,4% nos primeiros 11 meses

A operadora marítima Atlânticoline, dos Açores, informa que entre janeiro e novembro o total de passageiros cresceu 5,4% relativamente ao período homólogo de 2016, o que equivale a um aumento de 29.004 de pessoas transportadas, para os 561.287. De acordo com a empresa pública, na ligação entre a Madalena do Pico e Horta, na ilha do Faial, a viagem diária das 11:30 permitiu ultrapassar a linha dos 500 mil passageiros transportados na operação regular do grupo central do arquipélago, que abrange as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Faial e Pico.

Este valor revela um crescimento de 4,3% face ao mesmo período do ano transato, em que o valor registado foi de 479.271 passageiros, ainda segundo a mesma fonte.

A empresa opera ainda nos outros dois grupos do arquipélago: oriental (São Miguel e Santa Maria) e ocidental (Flores e Corvo).

A transportadora anunciou, por outro lado, que o navio "Mestre Simão" recomeçou hoje a sua operação, com a primeira viagem entre Horta e Madalena, tendo sido renovada a sua certificação pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e Sociedade Classificadora após ter estado em doca seca.

Atualmente, a operação da Atlânticoline contempla todas as ilhas dos Açores com uma frota composta pela "Lancha Ariel", com capacidade para 12 passageiros, pelo navio "Express Santorini" (630 passageiros e 180 viaturas) e pelo navio "Hellenic Wind" (660 passageiros e 125 viaturas).

Em março de 2014, a Atlânticoline iniciou as operações regulares no grupo central do arquipélago com os dois novos navios de 40 metros: "Gilberto Mariano", com capacidade para 298 pessoas e 12 viaturas, e "Mestre Simão" (333 pessoas e oito viaturas), com o fretamento por parte da empresa Transmaçor.

A Atlânticoline tem ainda ao seu serviço os navios "Cruzeiro do Canal", com a capacidade de 244 passageiros, e "Cruzeiro das Ilhas" (208 passageiros).

fonte