Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Brexit: ECSA pressiona acordo que salvaguarde interesses dos armadores

A associação internacional ECSA (European Community Shipowners’ Associations), que representa os armadores europeus, apelou a um desenvolvimento positivo no âmbito das negociações do intrincado ‘Brexit‘ – a pressão feita pela associação teve em vista a decisão emanada do Conselho Europeu sobre se as negociações para um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido podem entrar na próxima fase.

De acordo com a ECSA, os armadores europeus desesperam pela obtenção de um acordo entre as partes, acordo que, reitera a organização, deve preservar os benefícios económicos proporcionados pelo fluxo comercial existente entre o Reino Unido e a União Europeia, salvaguardando a integridade dos serviços de transporte marítimo de mercadorias, o emprego dos marítimos e o valor global do ‘cluster‘ marítimo.
Urgência por acordo que «assegure volumes comerciais» entre o Reino Unido e a UE

Os armadores alertaram Michel Barnier, negociador chefe da Comissão, sobre as suas preocupações prioritárias e, revelou a ECSA, discutiram estes tópicos com os membros da Task Force da Comissão Europeia no passado dia 13 de Dezembro. «Necessitamos de um acordo que assegure a continuação dos volumes comerciais e a desobstruída circulação de bens nas nossas fronteiras compartilhadas», comentou Niels Smedegaard, presidente da ECSA.

Para que esses desígnios se concretizem, tal «exigirá um quadro legal que permita que esses negócios vitais continuem a fluir sem demoras ou deslocamentos», acrescentou Niels Smedegaard. «A indústria deve ser constantemente informada sobre o progresso, a fim de preparar-se a tempo», rematou o presidente da associação, citado pelo jornal ‘World of Maritime News’.

fonte