Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PICO, AÇORES

Terminal marítimo da Madalena reabre esta quarta-feira

O novo terminal marítimo da Madalena, na ilha do Pico, reabre hoje, após “medidas e procedimentos” que visam garantir a segurança da sua utilização, que foram adoptados na sequência de acidentes com cabeços de amarração. A empresa Portos dos Açores anunciou a reabertura do terminal “à operação de navios de passageiros”, a 18 de Março, “após implementação de medidas e procedimentos naquela infraestrutura portuária que asseguram a existência de adequadas condições de segurança para o transporte de pessoas e viaturas inter-ilhas, conforme já foi comprovado pela autoridade marítima”.

Segundo a empresa pública açoriana que gere os portos da região, foram feitas diversas “alterações estruturais” e adoptados outros procedimentos, após “a análise dos diversos estudos, pareceres e peritagens” feitos nos últimos meses, “e atendendo ainda às recomendações” da autoridade marítima.

“Entre as medidas implementadas estão a recolocação e substituição de dois dos cabeços de amarração por outros, tendo sido ainda recolocados os chumbadouros dos restantes cabeços” e “reposicionadas as defensas”, por solicitação da Transmaçor, a empresa pública que assegura o transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas do grupo central do arquipélago (Graciosa, terceira, São Jorge, Faial e Pico).

A 13 de Novembro do ano passado, dois cabeços de amarração do terminal da Madalena rebentaram quando um barco da Transmaçor tentava atracar. O terminal tinha sido inaugurado em outubro e desde então está encerrado à operação de navios de passageiros, estando a ser usado o cais da gare antiga, situado ao lado da infraestrutura nova.

fonte